Recrutamento: como a simulação empresarial pode ser uma ferramenta?

Tempo de leitura: 3 minutos

Frequentemente, a simulação empresarial ainda é vista como uma ferramenta fora do alcance, extremamente cara e de alto grau de complexidade. Isso porque é comum encontrarmos referências na cultura pop em que recursos como este são idealizados com algum sensacionalismo, numa visão futurística. 

Contudo, a realidade é que estas ferramentas já estão em nosso dia a dia, há algumas décadas, e seguem evoluindo e se tornando acessíveis. Afinal, o objetivo da tecnologia é este, facilitar a experiência de uso, seja do consumidor ou do trabalhador. 

Nesse sentido, a simulação empresarial pode ser útil para o setor do RH em várias tarefas, incluindo o recrutamento. Isso porque, desse modo, é possível desenvolver diferentes cenários, situações e histórias que se baseiam em situações reais, mas são apresentadas em um contexto seguro, dinâmico e intuitivo. 

Assim, para ampliar seus conhecimentos a respeito da simulação empresarial para recrutamento, fizemos este artigo. Siga conosco nessa leitura e saiba mais sobre esta ferramenta!

Como funciona a simulação empresarial no recrutamento?

Antes de tudo, vamos entender qual é o real objetivo da simulação empresarial neste momento de um processo seletivo. Primeiro, a função primordial deste tipo de ferramenta é proporcionar a experimentação e vivência de situações semelhantes à realidade, por meio da tecnologia. 

Em suma, isto pode ser uma excelente maneira de promover um recrutamento facilitado, ágil, assertivo e eficiente. Além disso, ao investir em simuladores, é possível atrair e reter talentos com mais facilidade, pois isto demonstra um grande incentivo à educação corporativa

Sabemos que um processo seletivo requer algumas etapas para análise de perfil do candidato, além da verificação de seus conhecimentos e alinhamento à cultura organizacional da empresa. Porém, antes de realizar a entrevista, existem alguns passos igualmente importantes que podem ser feitos de maneira remota, com a simulação empresarial. 

Dessa maneira, é possível garantir grande economia de tempo e de recursos para sua equipe de RH, além de demonstrar cuidado e interesse pelo talento que está iniciando o processo. Assim, dinâmicas de grupo, testes e avaliações comportamentais e de conhecimentos específicos podem usar a tecnologia da simulação, que mostra situações reais da rotina na empresa. Com isto, é possível avaliar, de maneira prática, como o candidato aplica seus conhecimentos e como ele funcionará neste ambiente. 

Integração de novos colaboradores

Além do recrutamento, a integração de novos talentos na empresa pode ser beneficiada com o uso da simulação empresarial. Em síntese, nesta etapa, os recém-contratados precisam ser, literalmente, inseridos nas rotinas da organização. Além disso, é uma grande responsabilidade garantir que os novos talentos estejam totalmente alinhados com seus respectivos setores e processos que deverão executar em breve. 

Dessa maneira, é importante entender a integração como um processo de adaptação e um momento de aprendizagem. Para isto, não é mais aceitável proporcionar um treinamento monótono, exclusivamente teórico e unilateral. Com a simulação empresarial, ressignificamos este momento, com uma ferramenta dinâmica e inovadora, que proporciona um espaço engajador e acolhedor. 

Com este recurso, conseguimos promover atividades interessantes e intuitivas, que demonstrem as diversas áreas da empresa e promovam o conhecimento das atividades de rotina. Assim, é muito mais simples introduzir um recém-chegado ao seu posto de trabalho.

Leia mais: Onboarding Gamificado – Entenda esse conceito

Conheça as soluções em simulação empresarial da OGG!

A OGG é pioneira em oferecer uma plataforma 100% digital para simuladores e jogos empresariais. Nossa missão é buscar a integração de colaboradores, por meio da tecnologia que se desenvolve de maneira constante.

Para saber mais sobre nossas estratégias de gamificação em simulação empresarial, acesse nosso site e conheça nossos jogos! E, se você gostou deste artigo, não perca as atualizações do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *