Por que usar a gamificação para melhorar seu T&D?

Tempo de leitura: 3 minutos

Frequentemente, gestores e responsáveis pelo setor de RH buscam soluções alternativas para proporcionar inovação na área de Treinamento & Desenvolvimento. Isto porque é fundamental investir em conhecimento para atrair e reter talentos, em qualquer setor. Nesse sentido, soluções como a gamificação podem ser muito úteis. 

Em suma, a gamificação é uma ferramenta tecnológica que utiliza elementos de jogos para construir atividades com função educacional. E este tipo de ferramenta já ganha espaço em diversos setores do mercado, não apenas na área da Educação, mas em ambientes corporativos também. 

Pensando nisso, preparamos o artigo de hoje para demonstrar a relação da gamificação com o T&D de talentos, sua importância e benefícios. Confira, a seguir, e boa leitura!

Entendendo a gamificação 

De acordo com a Pesquisa Game Brasil, feita em 2022, 3 a cada 4 brasileiros jogam algum tipo de game. Apesar da recente pesquisa, sabemos que os jogos eletrônicos, de tabuleiro e competições com fins de entretenimento fazem parte da cultura e da realidade de muitas pessoas. 

Desse modo, não é difícil relacionar o crescimento do uso de soluções em gamificação com o objetivo educacional. Há anos, este tipo de ferramenta vem ganhando espaço na escola, academia e, agora, em grandes corporações, nos momentos de treinamento, transformando-os em momentos de interação e motivando colaboradores de forma dinâmica. 

Contudo, apesar de ter em sua essência elementos de jogos, a gamificação não é, em si, um jogo. Isso porque, apesar de aplicar mecânica e constituintes dos games em suas atividades, o objetivo não é o puro e simples entretenimento. Em outras palavras, utilizamos estes elementos como uma maneira de atrair a atenção e incentivar a motivação dos participantes. 

Leia mais: Quais são os elementos da gamificação?

Assim, as soluções gamificadas possuem um objetivo específico, voltado para o conhecimento. Com este tipo de atividade, é possível realizar treinamentos imersivos em rotinas de uma organização, alinhar planos de ação, promover a integração de colaboradores recém-contratados, melhorar habilidades e competências específicas, entre outros. 

Dessa forma, conseguimos entender que a gamificação não é apenas algo relacionado ao universo gamer. Este mecanismo permite trabalhar questões relacionadas ao mundo real com caráter sério, teórico e denso, de maneira positiva, dinâmica e intuitiva. E isto proporciona o desenvolvimento gradativo e completo de profissionais, ao longo de sua jornada na empresa. 

Quais são os benefícios?

Como vimos anteriormente, a gamificação é uma tecnologia aliada à aprendizagem. Este tipo de ferramenta permite ao time de T&D desenvolver educação corporativa em diversos setores. E isto é fundamental, não apenas para proporcionar ao colaborador uma jornada de trabalho completa, mas para que esta formação seja eficiente. 

Ao longo do tempo, nossa maneira de aprender passa por grandes mudanças. Diferentes gerações possuem expectativas e necessidades diversas. E isto pode ser um desafio para o time de T&D de uma empresa. Dessa maneira, a gamificação se torna uma poderosa ferramenta de integração, que auxilia o treinador a alcançar resultados positivos. 

Ainda, se combinada com outras estratégias de ensino, a gamificação possui brilhantes resultados na fixação de conteúdo. Isso porque um dos maiores elementos dos jogos, a recompensa, se torna um fator de engajamento e motivação para o participante. 

Além disso, jogos e simuladores combinam o prazer de estar imerso na história com a curiosidade e instinto aventureiro em uma atividade. Desse modo, conseguimos obter talentos engajados, que se tornam agentes do próprio conhecimento. Afinal, quanto mais participa da atividade, mais conteúdo consegue absorver, gerando conhecimento e interesse pelos próximos passos. 

Se você deseja ressignificar o T&D da sua organização, acesse nosso site e conheça as soluções em gamificação OGG! 

E, se você gostou deste artigo, não perca as atualizações do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *