Você sabe o que é Aprendizagem Ativa? Confira!

Tempo de leitura: 3 minutos

Atualmente, empresas de diferentes áreas buscam soluções que promovam uma ressignificação de seus treinamentos corporativos. Sabemos que, com o passar do tempo, a maneira como aprendemos se transforma. Por isso, é essencial conhecer e aplicar ações que promovam a aprendizagem ativa em treinamentos corporativos. 

Mas, você sabe o que significa este método de aprendizagem? E quais são os seus benefícios para uma organização? Então, fique conosco neste artigo e saiba mais sobre aprendizagem ativa! Boa leitura!

Entendendo o conceito de aprendizagem ativa

Antes de tudo, precisamos nos familiarizar com o termo “aprendizagem ativa”. Ele se refere a uma estratégia de ensino que entende o aluno como protagonista do próprio ato de aprender. Isto significa que ele terá contato com o conteúdo desse aprendizado de forma ativa, ou seja, participando de ações, discussões, eventos e outras atividades. 

Nesse sentido, podemos entender que uma aprendizagem ativa se diferencia totalmente de um ensino tradicionalista, em que o palestrante, professor, treinador, etc., é detentor único e exclusivo da fonte do saber. Por isso, quando falamos nessa, relativamente, nova maneira de ensinar, precisamos considerar as ferramentas que permitam ao aluno ser agente nesta ação do saber. 

Por isso, estratégias como a gamificação podem ser extremamente úteis neste contexto de ensino. Afinal, desta maneira, é possível promover uma grande autonomia em relação ao próprio aprendizado, com ferramentas dinâmicas e intuitivas, que se assemelham aos jogos eletrônicos. 

Além disso, em um contexto corporativo, sempre é necessário pensar em como proporcionar facilidade de acesso ao conhecimento. Com isso, a gamificação passa a ser uma plataforma para a aprendizagem ativa, facilitando o acesso ao conhecimento corporativo ou acadêmico, mesmo de maneira remota. 

E os benefícios?

Além de incentivar alunos e colaboradores a participarem de atividade, dentro e fora do ambiente acadêmico ou do trabalho, ao investir em uma aprendizagem ativa, com soluções em gamificação, é possível:

  • Estimular engajamento de alunos e colaboradores durante as atividades;
  • Deixar de lado a monotonia de apresentações de slides densos, confusos e desinteressantes;
  • Promover a interação social desde uma abordagem de aprendizagem ativa;
  • Manter um compromisso com desenvolvimento de alunos e/ou colaboradores;
  • Desenvolver habilidades e capacidades abstratas, de maneira pontual;
  • Estimular a autonomia e busca por conhecimento;
  • Engajar e motivar a participação;
  • Entre outros.

Em suma, a gamificação é uma grande aliada da aprendizagem ativa, proporcionando, assim, um instrumento para que os participantes destas atividades possam entender conteúdos densos de forma dinâmica. Além disso, este tipo de solução permite uma melhor fixação destes conhecimentos. 

Ademais, treinamentos e disciplinas que promovam uma aprendizagem ativa com auxílio da gamificação ajudam os participantes a conquistarem novas habilidades. Em empresas, isto pode ser muito benéfico, já que melhora o desenvolvimento dos profissionais. Também é uma maneira de aperfeiçoar competências que já existem, expandindo resultados.

Outro benefício é o estímulo do trabalho em equipe. Com uma proposta de competição saudável e em busca das recompensas que aparecem ao longo da atividade, o participante tem uma aprendizagem ativa e desenvolve o relacionamento interpessoal. 

Finalmente, quando falamos em aprender ativamente, devemos entender que este tipo de estratégia permite a flexibilização do estudo. O participante tem mais autonomia para entender o próprio nível de conhecimento e exerce o pensamento crítico. 

Procurando soluções gamificadas para sua sala de aula ou empresa?

Então, conte com a OGG! Somos pioneiros na criação de uma plataforma 100% digital com soluções em gamificação para aprendizagem ativa no Brasil! Para saber mais sobre nossas estratégias de gamificação, acesse nosso site e conheça nossos jogos! E, se você gostou deste artigo, não perca as atualizações do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *