Simulação Empresarial: como deixar sua aula mais dinâmica?

Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabe o que é Simulação Empresarial? Um simulador virtual pode ter várias funções. Desde o puro entretenimento, ao ensino de conceitos teóricos densos, este conceito se origina da gamificação. 

Assim, a simulação empresarial, que também é conhecida como jogos empresariais ou simulação gerencial, é uma ferramenta que pode facilitar o ensino em diversas áreas acadêmicas. Quer saber mais sobre isso? Continue a leitura! 

Conceito de simulação empresarial

Uma simulação empresarial tem como objetivo expandir os conhecimentos do participante na área de gestão, logística, administração, recursos humanos, negócios etc. Dessa forma, a ação de utilizar um simulador permite que este conhecimento seja adquirido de maneira pragmática. Além disso, é um alicerce para o reforço de competências como o trabalho em equipe, concentração e pensamento crítico. 

Ainda, uma simulação empresarial pode ser um apoio tanto para treinamentos corporativos, como para aulas de graduação e pós-graduação. Isso porque ela permite ampliar o debate de muitos temas, conceitos e problemáticas que surgem ao longo do jogo. 

Benefícios para a sua aula

Antes de tudo, uma simulação empresarial tem a qualidade de ser um recurso lúdico. Nesse sentido, é possível proporcionar uma aprendizagem mais acessível e criativa, com estímulos visuais e recursos interativos. E isto causa mais interesse por parte dos participantes. 

Além disso, simuladores são uma ótima ferramenta para realizar a contextualização de temas densos. Isso porque é possível ter uma boa visualização de como os processos ocorrem, de fato, em uma organização. 

Assim, o aluno tem mais contato com diferentes setores e percebe, de maneira prática, como a tomada de decisão tem repercussões. Ele, ainda, terá a possibilidade e autonomia para lidar com erros, falhas e resultados.

Dessa maneira, é possível formar gestores que conseguem ter uma visão ampla de toda uma cadeia de produção. Afinal, com uma simulação empresarial é possível ter um feedback instantâneo de como uma escolha determina os resultados de um único processo ou do projeto como um todo. 

Portanto, uma simulação empresarial dá as ferramentas para que o participante faça as próprias análises e planejamentos. Também permite que haja autocorreção, ao longo da atividade, que também estimula a autonomia de maneira naturalizada. 

Conheça os Simuladores OGG

A OGG é pioneira no desenvolvimento de jogos e simulação empresarial, com plataforma 100% virtual no Brasil. Nossas soluções incluem aspectos decisivos de administração estratégica em qualquer simulador empresarial. Além disso, promovemos a socialização de colaboradores com Onboarding e atualizações de processos e cultura organizacional para empresas. 

Para saber mais sobre os Simuladores OGG ou outras soluções para gamificação em sala de aula, acesse nosso site e saiba mais!

E, se você gostou deste artigo, não perca as atualizações do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *