Onboarding Gamificado – Entenda esse conceito

Tempo de leitura: 4 minutos

O conceito de onboarding vem do inglês e significa, literalmente, “embarcar” ou “estar a bordo”. Nesse sentido, incorporamos o termo ao universo corporativo, esse é o momento de integração de novos colaboradores, para proporcionar uma socialização organizacional. Dessa forma, é interessante deixar esse momento dinâmico, acolhedor, diversificado e promover motivação. E isso se faz com um onboarding gamificado!

Em suma, um onboarding gamificado pode ser uma excelente maneira de atrair e reter novos talentos em uma organização. Isso porque, com esta ferramenta, logo no início da jornada do funcionário na empresa ele percebe como o capital humano é valorizado nessa instituição. 

Desse modo, é possível diminuir a rotatividade de funcionários, otimizando os recursos das suas equipes. E isto traz muitos resultados positivos para a empresa, na totalidade. Pensando nisso, vamos falar um pouco mais sobre soluções em gamificação para o onboarding de uma empresa no artigo de hoje. Fique conosco e confira!

Entenda o onboarding gamificado

Agora que já entendemos um pouco sobre a importância dos treinamentos de apresentação e introdução a novos colaboradores, vamos falar sobre o onboarding gamificado. Em suma, este é o momento de integração de novos funcionários com a equipe e as rotinas da organização. 

Assim, neste momento, é fundamental que haja um bom fator de engajamento. E isto é possível com a gamificação. Ao utilizar elementos de jogos em seu onboarding, está mecânica passa a ser um fator de motivação para os recém-contratados participarem das atividades. 

Além disso, com o onboarding gamificado, o time de recrutamento e treinamento consegue desenvolver de forma completa estes profissionais, já alinhando seus conhecimentos com a equipe existente. E isto é muito positivo para uma organização, pois proporciona uma vantagem em relação à concorrência. 

Mas, como isso acontece, de fato? Vamos relembrar o que é a gamificação

Em resumo, chamamos de gamificação a ação de resgatar conceitos, mecanismos, ferramentas, mecânicas e/ou outras características de jogos eletrônicos e utilizá-las em atividades com objetivos que vão além do entretenimento. 

Por exemplo, em um treinamento introdutório tradicional, teríamos uma apresentação de slides, com um compilado de conteúdos importantes e densos. Já no onboarding gamificado, temos a chance de mostrar para o novo talento como é a rotina de trabalho de uma forma acessível, dinâmica e intuitiva. 

Elementos da gamificação no onboarding 

Até aqui, conseguimos entender a importância de realizar um onboarding assertivo em uma empresa, não é mesmo?! Agora, vamos analisar os elementos de jogos que podem ser inseridos em um onboarding gamificado. 

Primeiro, temos as trilhas de aprendizagem, que são, essencialmente, atividades sequenciais realizadas dentro de um treinamento, para reter um conhecimento específico. Isto remete às fases que existem em jogos eletrônicos, sendo necessário superar cada uma para prosseguir com a história. 

Aliás, outro elemento dos games é a existência de um enredo, que determina missões e gratifica com conquistas. E isto é uma das principais vantagens de investir em treinamentos com soluções em gamificação: provocar engajamento, motivação e curiosidade.

Além disso, o onboarding gamificado é, assim como os jogos, uma grande competição saudável. Por isso, há a possibilidade de estar em um ranking e coletar premiações ou pontuações. Isto estimula a participação na atividade, a competitividade saudável e o trabalho em equipe, dependendo da atividade proposta. 

Outro elemento bem característico de jogos é a oportunidade de receber um feedback instantâneo e recorrente, ao longo do treinamento. Isso porque, como dissemos, a existência de etapas exige que o participante faça escolhas corretas para avançar na atividade. Ao tomar decisão, ele deve, por consequência, lidar com a repercussão dessa escolha. E isto é fundamental para que o colaborador desenvolva autonomia e autocrítica. 

Finalmente, o onboarding gamificado pode ser um estímulo ao aprendizado, proporcionando um momento e um ambiente seguros para descobrir novos conhecimentos e se aproximar da rotina na nova empresa. 

Conheça os Simuladores Corporativos para Onboarding gamificado da OGG

Aqui na OGG, auxiliamos a sua empresa na capacitação e qualificação de talentos através de jogos de simulação empresarial. Oferecemos metodologias ativas e diferenciadas, de maneira totalmente engajadora e ativa, com foco no seu colaborador recém-contratado. 

Para saber mais sobre os Simuladores Virtuais OGG ou outras soluções para gamificação em treinamentos, acesse nosso site e saiba mais!

E, se você gostou deste artigo, não perca as atualizações do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *