Indicação de leitura – A realidade em jogo

Tempo de leitura: 4 minutos

Hoje, lançamos uma série para realizar indicações de leituras para todos os nossos seguidores, apaixonados(as) por esta arte! Aqui, vamos compartilhar livros, revistas e textos interessantes, que envolvam o universo da gamificação, realidade virtual e simulações digitais. 

Assim, se você é fanático(a) por uma boa leitura, fique de olho em nossas atualizações e não perca a próxima indicação! Porém, hoje, preparamos este artigo com uma recomendação fantástica. Siga conosco e confira!

A Realidade em Jogo: Por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo

O primeiro livro da nossa série é A Realidade Em Jogo, de Jane McGonigal. Ele é publicado, aqui no Brasil, pela editora Best Seller, com uma brilhante tradução de Eduardo Rieche. 

Já na abertura, temos uma epígrafe do filósofo Bernard Suits, retirada de seu livro “The Grasshopper: Games, Life and Utopia”, que dá o tom da indicação de leitura de hoje. O filósofo já nos mostra uma reflexão de como jogos são vistos, ainda, numa perspectiva de “passatempos”, puro entretenimento. Enquanto, na realidade, eles já representam o “futuro”, trazendo inovação para vários segmentos, inclusive no ensino.  

Leia mais: Desenvolvimento de competências por meio de jogos

Em seguida, verificamos a obra dividida em três partes. Primeiro, em “Por que os jogos nos deixam mais felizes”, McGonigal explica o conceito de jogo. Aqui, ela introduz alguns elementos da gamificação, como a meta, a existência de regras e os famosos sistemas de feedback. Além disso, nesta primeira parte é onde ela nos mostra como surgiu o conceito de gerar emoções cuidadosamente nos games. 

Já na parte dois, intitulada “Reinventando a realidade”, a autora dispensa 4 capítulos para tratar dos ARG’s, ou “Alternate Reality Games”, em tradução do inglês, “jogos de realidade alternativa”. Assim, neste espaço, ela discorre sobre como estas atividades são desenvolvidas e o que as torna benéficas para os participantes, ou, jogadores. 

Por exemplo, no capítulo inicial desta segunda parte, ela menciona o jogo “Chore Wars”, que possui uma “estratégia” como o World of Warcraft, mas funciona, apenas no mundo real. Ela transfere alguns elementos deste game em uma atividade para realizar as tarefas de casa, promovendo a socialização e cooperação no nicho familiar. Dessa forma, engaja todos no trabalho doméstico. Veja:

“Normalmente, encaramos as tarefas como coisas que temos de fazer. Ou alguém está nos perturbando para fazê-las ou as fazemos por absoluta necessidade. É por isso que são chamadas de tarefas: por definição, serviços desagradáveis. O golpe de mestre do Chore Wars é que o jogo nos convence de que queremos realizar essas coisas.” (A Realidade em Jogo, p.161)

Finalmente, na terceira parte, “Como os grandes jogos podem mudar o mundo”, a autora traz algumas motivações da atual realidade que acredita serem fatores de motivação para a criação de jogos. Isso porque fatores sérios, necessidades reais, seriam o objetivo a ser alcançado com a gamificação séria. Assim, ela traz alguns exemplos de “jogos de multidão”, que possuem objetivos universais, desde a necessidade da cura de doenças até resolução de conflitos por meio da flexibilização em situações adversas. 

Conclusão OGG

Com linguagem acessível em uma escrita bastante fluída, criativa e de fácil compreensão, a autora democratiza suas ideias, possibilitando a leitura até para os “não-gamers”, como ela mesma alcunha leitores que não jogam.

Nesse sentido, é possível acompanhar todo o raciocínio de seus argumentos, entendendo conceitos sem ter a necessidade de conhecer profundamente vários dos jogos mencionados. Isso porque ela faz descrições, sempre que necessário, além de providenciar a bibliografia de consulta no apêndice. 

Por isso, se você deseja ter um panorama básico de como a gamificação pode ser extremamente útil para executar tarefas, desafios e introduzir conhecimentos reais, esta indicação de leitura é para você. 
Para saber mais sobre as soluções em gamificação da OGG, acesse nosso site e confira. E, se você gostou deste artigo, não perca as atualizações do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *