Gamificação e o Filme Uma Mente Brilhante e sua relação!

Tempo de leitura: 2 minutos

Décadas atrás seria impossível pensar em unificar o conceito de aprendizado com o de jogos. Porém, foi graças aos estudos do brilhante matemático John Nash, que hoje vemos como estes dois conceitos andam lado a lado. Como resultado, dá início ao termo gamificação no começo dos anos 2000, revolucionando o aprendizado.

Hoje, vamos falar um pouco sobre a relação de Nash com a gamificação e indicar um ótimo filme. Vencedor de 4 Oscars em 2001, Uma Mente Brilhante conta a história daquele que nos apresentou a solução de aprendizado por meio dos jogos.  Continue conosco nessa leitura para saber mais!

Uma Mente Brilhante

John Nash (1928 – 2015) foi um brilhante matemático norte-americano, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 1994. Prêmio este, que conquistou por meio de suas descobertas que fundamentam a Teoria do Jogos. Embora o filme não seja de fato fiel a sua biografia, ele nos introduz um pouco sobre essa figura tão importante para o desenvolvimento da gamificação.

De forma simplificada, a teoria criada por Nash descreve modelo matemático dentro de um jogo. Dessa forma, ao conter 2 ou mais jogadores, existem duas possibilidades de vitória, mas em que ambas geram consequências posteriores ao fim do jogo. A primeira delas sendo em que um único jogador ganha grande vantagem sobre os outros e a segunda vitória é tida com base na cooperação entre todos os participantes – trabalho em equipe. 

Cooperação e Gamificação

A teoria desenvolvida por Nash tem relação com a vida profissional dentro de um círculo social. São dois pesos e duas medidas, resultados positivos e negativos que podem ocorrer em um jogo de uma rodada só. O que justamente acontece na vida real.

É aqui que encontramos o Equilíbrio de Nash. Em que, por meio da relação interpessoal colaborativa é possível obter grandes resultados. Ao contrário de uma ação visando estratégia unilateral e o uso de ferramentas próprias. Como resultado, a melhor decisão a ser tomada é aquela que beneficia o grupo inteiro.

De forma geral, é a criação de uma competitividade saudável, uma vez que os resultados são tidos por meio da escolha mútua de todos os participantes. 

Mostrando que, a melhor forma de se beneficiar é beneficiando o grupo todo.  

O filme está disponível online e em plataformas de streaming como Amazon Prime. 

Se você se interessou por esse conteúdo, experimente acessar nosso blog para mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *