Jogos Empresariais: 5 motivos para usar na graduação!

Tempo de leitura: 2 minutos

Atualmente, com o avanço das tecnologias, há uma grande necessidade do professor universitário engajar seus alunos. Dessa forma, cada vez mais instituições de ensino de todo o país estão investindo em jogos empresariais e simuladores como ferramentas de aprendizagem. 

Em suma, essas atividades podem ser aplicadas em cursos das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Empresarial e Logística, por exemplo. Contudo, com algumas adaptações, é possível utilizá-los em qualquer curso da área de humanas e exatas, especialmente se este envolve gerenciamento de negócios. 

Veja, a seguir, os motivos para usar os jogos empresariais na sua aula!

1) Autonomia dos alunos

A gamificação de jogos empresariais torna o aluno o centro da sua abordagem de ensino. Com atividades que usem estratégias de gamificação, é possível unir conceitos teóricos com a prática, em sala de aula. Dessa forma, um estudante consegue interpretar a teoria dos conteúdos de maneira prática, tomando suas próprias decisões, com criticidade, durante a tarefa.

2) Aprender com erros

O mercado de trabalho não admite erros e falhas. Em especial, quando precisamos gerenciar o funcionamento de uma empresa, um resultado negativo pode significar uma grande perda. Dessa forma, com os jogos empresariais e simuladores, é possível que o aluno perceba as repercussões da tomada de decisões e aprenda a lidar com isso.

3) Entendimento sobre como funciona uma organização

Outro benefício interessante da abordagem com jogos empresariais é a integração de setores. Um bom gestor deve entender o funcionamento de uma cadeia de suprimentos como um todo. Afinal, é isto que forma uma organização. Dessa forma, o estudante aprende a importância da comunicação entre diversos segmentos. 

4) Feedbacks constantes

Dentro de uma abordagem tradicionalista, um aluno é avaliado com trabalhos e provas. Mas somente isso não é suficiente para que ele tenha insumo suficiente para avaliar suas decisões e analisar o próprio desempenho. Com os jogos empresariais é possível experienciar esses processos.

5) Aprendizado inovador e dinâmico

Agregar os jogos empresariais às aulas deixa o conteúdo tradicionalmente teórico e denso muito mais leve e motivante. Isso porque os elementos da gamificação trazem o incentivo dos videogames, como os desafios, pontuações e ranking. Assim, o aluno fica mais engajado para participar e consegue gravar o conteúdo com mais facilidade.

Você conhece os jogos empresariais OGG?

A OGG é pioneira no desenvolvimento de jogos e simulação empresarial, com plataforma 100% virtual no Brasil. Nossas soluções incluem aspectos decisivos de administração estratégica em qualquer simulador empresarial. Além disso, promovemos a socialização de colaboradores com Onboarding e atualizações de processos e cultura organizacional para empresas.

Para saber mais sobre os Jogos de empresas OGG ou outras soluções para gamificação em sala de aula, acesse nosso site e saiba mais!

E, se você gostou deste artigo, não perca as atualizações do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *