Desenvolvimento de competências por meio de jogos

Tempo de leitura: 3 minutos

Vivemos em um cenário que exige atualizações e adaptações constantes, especialmente no mundo corporativo. Sendo neste ambiente, a realização de projetos partes da rotina que norteiam o sucesso de uma empresa. Por isso, é importante o desenvolvimento de competências específicas na sua equipe de colaboradores. E, uma maneira eficaz de proporcionar treinamentos periódicos, se encontra nos jogos corporativos, ao que estes proporcionam aprendizado teórico e prático aos colaboradores.

Nos últimos anos, há uma tendência crescente de foco em alternativas para a gestão de pessoas. Uma delas é a evolução de treinamentos empresariais, para escapar das tradicionais apresentações de slides e monólogos em série, apresentando conteúdos densos ou datados. Dessa forma, a gamificação, que vem ganhando espaço na escola, no ensino básico, também revolucionando os treinamentos corporativos. 

Especialmente com a chegada da geração Z ao mercado de trabalho, houve uma maior percepção de como as diferenças geracionais estão presentes em uma mesma corporação. Agora, é necessário que as lideranças e o RH compreendam melhor as diferentes abordagens de capacitação para estes colaboradores. Além de identificar e desenvolver competências de forma alinhada aos objetivos da empresa. Nesse sentido, os jogos formam uma estratégia completa.

Habilidades e competências desenvolvidas por jogos

O uso de jogos para treinamentos empresariais é extremamente versátil. Isso porque, além de trabalhar habilidades humanas, é possível desenvolver e alinhar conhecimentos técnicos com a equipe. 

Algumas habilidades como, inteligência emocional, flexibilidade, resiliência, criatividade e gestão pessoal de tempo são exclusivamente humanas. Portanto, pode ser complexo lidar com esse tipo de desenvolvimento, tão subjetivo, em uma perspectiva estritamente tradicionalista. Contudo, com a gamificação, a tendência é que o colaborador perceba, na prática, estes conceitos. Ainda, os jogos possibilitam a cooperação e fortalecem a comunicação, por meio do trabalho em equipe. 

Em relação às competências técnicas, a gamificação é ainda mais valiosa. Se pensamos que um treinamento tradicional traz informações naquele formato arcaico de palestra, ao final, não é possível que a gestão identifique as lacunas no desenvolvimento do profissional. Com os jogos ou simuladores, isso não acontece. 

Cada jogo ou simulador traz uma série de desafios, obstáculos e fases que cobram uma resolução por parte do colaborador. Assim, para avançar na atividade, é essencial exercer a lógica e a autonomia de escolha, a partir dos conhecimentos que ele já tem. Dessa forma, o sistema analisa automaticamente estas respostas e desenvolve feedbacks para o participante. Isto permite que ele entenda quais são seus pontos fortes e como desenvolver outras habilidades e competências. 

Conheça a OGG

Aqui na OGG, auxiliamos a sua empresa na capacitação e qualificação de talentos através de jogos e simuladores empresariais. Oferecemos metodologias ativas e diferenciadas, de maneira engajadas, com foco no seu colaborador. 

Para saber mais sobre jogos e simuladores corporativos, acesse nosso site e fale com um de nossos consultores. E, se você gostou deste artigo, não perca as atualizações do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *