Tempo de leitura: 3 minutos
Atualmente, com os avanços tecnológicos, não há quem não conheça um simulador virtual, não é mesmo? Contudo, você sabia que essa ferramenta pode tornar capacitações e treinamentos corporativos muito mais eficientes? Com os jogos de simulação é possível trazer inovação e praticidade para seus colaboradores.
Antes de tudo, precisamos entender que existem centenas de abordagens para realizar o ensino de conhecimentos em qualquer área. Contudo, a tecnologia pode ser uma grande aliada para gestores que precisam de mudanças.
Segundo um estudo do NLT Institute, para fixar conteúdos, abordagens tradicionalistas já não são tão eficientes. Métodos audiovisuais, como vídeos ou apresentações, garantem apenas 20% de fixação. Já as famosas palestras, ainda menos, com 15%. Enquanto isso, os jogos de simulação atingem aproximadamente 78% dos níveis de conteúdo retido.
Estes dados mostram que não há apenas uma maneira de aprender e se um instrutor não percebe isto, é possível que toda a corporação seja prejudicada. Hoje, temos acesso a uma diversidade de simulações virtuais que podem agregar conteúdo para treinamentos corporativos. Estas ferramentas podem somar conteúdo teórico e denso, trazendo dinamismo e tecnologia para o curso.
Desvendando os jogos de simulação
A princípio, podemos pensar que jogos de simulação são videogames para entretenimento. Porém, não. Os simuladores são, de fato, baseados em metodologias de gamificação, que trazem elementos dos jogos para a atividade. Por exemplo, em um jogo clássico, há fases, desafios, pontuação, ranking, personagens, enredo etc.
Assim, nos simuladores também há esses elementos, essencialmente. Mas a diferença está no conteúdo. Nesse sentido, os jogos de simulação também são conhecidos como “jogos sérios” ou “jogos empresariais”. Afinal, eles são sistemas que somam conceitos teóricos densos com a prática da simulação virtual. O resultado é uma aprendizagem com altas taxas de fixação de conteúdo.
Além disso, os jogos de simulação podem ser utilizados em diversas áreas e com objetivos diferentes. Isso porque os programas podem ser adaptados, de acordo com a necessidade de uma empresa. Por exemplo, para introduzir um novo programa ou para ensinar uma nova estratégia para a equipe, usa-se um simulador como auxílio ao instrutor.
Que habilidades os jogos de simulação trazem?
Algumas habilidades e competências podem ser ampliadas com o uso de atividades de simulação, além dos conhecimentos teóricos que é o principal objetivo. Veja:
- Trabalho em equipe;
- Autonomia;
- Tomada de decisões;
- Pensamento crítico;
- Resiliência;
- Formação de perfis de liderança;
- Planejamentos estratégicos;
- Autoconfiança;
- Senso de urgência;
- Criatividade;
- Entre outras.
Conheça os Simuladores Corporativos OGG
Aqui na OGG, auxiliamos a sua empresa na capacitação e qualificação de talentos através de jogos de simulação empresarial. Oferecemos metodologias ativas e diferenciadas, de maneira engajadora, com foco no seu colaborador.
Para saber mais sobre os Jogos de Simulação OGG ou outras soluções para gamificação em treinamentos, acesse nosso site e saiba mais!
E, se você gostou deste artigo, não perca as atualizações do nosso blog!