Treinamentos In Company e gamificação

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Se você é gestor ou dono de uma empresa sabe como é importante manter seus colaboradores realizados com o trabalho. Afinal, é dessa forma que se garante a retenção de talentos e o engajamento da equipe. Nesse sentido, investir em treinamentos In Company pode ser muito útil. 

De acordo com uma pesquisa do Work and Learning Research Centre, 74% dos participantes afirmam não conseguir atingir o potencial máximo de suas capacidades no trabalho. Isso acontece porque os colaboradores dizem não receber oportunidades para desenvolvimento no ambiente de trabalho. Dessa maneira, é possível entender como os treinamentos in company podem ajudar na retenção de talentos. 

Além de ser uma grande ferramenta para aumentar a satisfação de suas equipes, também é fundamental para alinhar procedimentos, melhorando suas operações. Contudo, é importante entender que, para um treinamento ou curso empresarial ser eficiente, deve-se realizar um bom planejamento. 

Em primeiro lugar, é importante estabelecer os objetivos desta capacitação. Em seguida, o foco deve ser o engajamento dos colaboradores, tornando o treinamento in company mais interativo. Segundo a Associação para o Desenvolvimento de Talentos, nos EUA, 62% dos gestores entrevistados acreditam que seus programas não atendem às necessidades de seus funcionários. 

Dessa forma, é fundamental proporcionar uma inovação na capacitação de colaboradores. E a tecnologia pode ser muito útil neste processo! Por exemplo, cursos e treinamentos in company que aderem a estratégias de gamificação, já são comuns em muitas empresas brasileiras. 

Veja, a seguir, algumas vantagens!

Benefícios de treinamentos in company com gamificação

Como vimos anteriormente, os treinamentos in company são um excelente investimento para qualquer organização. Eles ajudam a tornar a equipe mais preparada para a realização de suas tarefas, trazendo mais satisfação para seus clientes e rendimento para a empresa. 

Dessa forma, esse tipo de treinamento deve ter foco mais específico. Por exemplo, a melhoria de uma determinada competência ou introdução de um novo procedimento. 

Ainda, é possível realizar de duas maneiras: presencial ou remota, dependendo das estruturas da sua empresa. Com a gamificação, é mais fácil controlar os treinamentos in company, independente da modalidade que se aplicam. Veja as vantagens:

Conteúdo personalizado

Um dos maiores benefícios de treinamentos in company que utilizam a gamificação é conseguir adaptar os conteúdos e não perder a qualidade interativa que os jogos trazem. Com isso, é possível tratar de assuntos específicos, de acordo com o que a sua equipe precisa. 

Não foge à realidade

A gamificação é uma ferramenta que permite aos participantes do treinamento in company estarem em contato com diferentes cenários, decorrentes das tomadas de decisão. Dessa maneira, é possível analisar não apenas casos positivos, mas entender como lidar com erros e falhas que podem acontecer na rotina da corporação. 

Otimização de tempo

Os treinamentos in company, com auxílio da gamificação, permitem que haja uma flexibilização na rotina de capacitações. Por não terem um formato convencional de “palestra” ou “apresentação”, não é fundamental que sejam realizados com grandes grupos e que tomem longas horas em dias específicos. 

Além disso, os jogos empresariais permitem que o colaborador tenha mais autonomia em relação ao seu aprendizado. Isso porque ele pode ter dificuldades em algum ponto, mas conseguir avançar mais facilmente em outro. 

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