A importância dos feedbacks contínuos

Tempo de leitura: 3 minutos

Independente do cargo ou função, compreender como está o seu desempenho no decorrer do cotidiano de uma corporação é de suma importância. Por isso, investir em feedbacks contínuos na sua empresa se torna uma ótima estratégia de crescimento.

Afinal, todos que compõem o corpo profissional precisam ser analisados, visando melhoria na sua atuação. Como resultado, aqui também ocorre o crescimento profissional, engajando mais os profissionais, ao que eles se sentem valorizados e reconhecidos.

Leia mais sobre: 5 formas de manter os seus colaboradores engajados 

Porém, ao realizar feedbacks é necessário cuidado para não tornar esse momento em algo crítico. Uma vez que o feedback contínuo é uma forma de incentivo e de encontrar correções e alterações em determinadas etapas do processo.

Dessa forma, hoje trouxemos artigo para discutir, justamente, sobre a importância de feedbacks contínuos. Continue conosco nessa leitura e saiba mais!

Principal Objetivo do Feedback Contínuo

Termo inglês, feed significa alimentar, e back de volta. Dessa forma, como o próprio nome diz, o principal objetivo a ser alcançado com os feedbacks é retornar a informação que já foi passada. 

Assim, ocorrendo uma troca de ideias e dados sobre processos que já aconteceram, com o objetivo de otimizar e maximizar ações por meio de uma comunicação interna eficiente. 

De forma geral, o feedback contínuo é uma poderosa ferramenta de gestão de pessoas no âmbito corporativo. Assim, passando análises sobre o desempenho individual de cada colaborador e das equipes como um todo, apontando quais pontos devem ser melhorados e corrigidos. Como resultado, sempre visando uma melhora contínua, já que, ao encontrar erros e problemas, também é tentado arranjar a sua solução. 

A importância dos feedbacks contínuos

Como mencionamos anteriormente, os feedbacks são conversas que promovem trocas de informações sobre o desempenho profissional de cada colaborador e das etapas do processo. Dessa forma, além de ser utilizado como ferramenta para identificação e correção do erro, os feedbacks contínuos são ótimos métodos para reconhecimento e parabenização pelos serviços realizados. 

Sendo assim, os colaboradores sentem-se mais engajados e motivados na realização de suas tarefas. 

Além disso, como mencionamos anteriormente, é por meio dos feedbacks que é possível verificar e identificar quais os pontos fracos de um processo. Dessa forma, realizando um trabalho em conjunto para melhora e atualização, até que esta tarefa passe a ocorrer de forma eficiente. 

Outro ponto que também é trabalhado graças aos feedbacks contínuos, é visto na necessidade de proporcionar treinamentos corporativos para o corpo profissional. Sendo aqui, um ponto visto pela liderança em decorrência das informações dadas pelos liderados. 

Leia mais sobre: Conheça os principais tipos de treinamento corporativo (linkar com blog)

Dessa forma, é por meio dos feedbacks que será possível estabelecer treinamentos corporativos com o objetivo de otimizar e automatizar as funções diárias dos funcionários. 

Como ocorre nos treinamentos gamificados que, proporcionando simuladores empresariais, conseguem unir equipes compostas por membros de setores diversos para realizarem as atividades em conjunto. Além de proporcionar um treinamento mais dinâmico e com alta taxa de retenção de conteúdo, possibilita a criação de uma comunicação direta e objetiva entre setores que possivelmente não tinham contato. 

Leia mais sobre: Treinando equipes com Jogos Empresariais!

Como resultado, além de empregar benefícios naqueles que já são da casa, os feedbacks também proporcionam o onboarding, a integração, de novos colaboradores, mais acelerada. Assim, proporcionando maior confiança nesse novo começo, já preparando o novo funcionário a realizar as suas atividades de forma exata.

Se você gostou desse artigo e quer mais, te convidamos a acessar o nosso blog para mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *