Serious Games: entenda seu conceito e benefícios!

Tempo de leitura: 4 minutos

No mundo corporativo, a necessidade de ter uma equipe alinhada e atualizada não é importante apenas para otimizar tempo e recursos de uma empresa. Isto pode ser um grande diferencial para sua marca se destacar da concorrência. E uma maneira sólida e eficiente de realizar treinamentos é por meio dos Serious Games.

Dessa maneira, é possível renovar os treinamentos empresariais e aumentar o engajamento de colaboradores. Quer saber o que são e como funcionam? Confira a seguir!

Conceito de Serious Games

Os Serious Games, também conhecidos como jogos de negócios ou de empresas, são uma forma de facilitar a aprendizagem de colaboradores. Isto porque eles simulam aspectos da rotina de trabalho de uma organização. Assim, é possível explanar um conteúdo de maneira criativa e interativa.

Antes de tudo, vamos entender o seu conceito, Serious Game não é, como diz a tradução, um “jogo sério”. Tampouco tem o objetivo do puro entretenimento. Nesse sentido, estas atividades buscam proporcionar a aprendizagem de informações importantes através da prática.

Ou seja, é um treinamento que visa a atualização de alguma operação ou alinhamento das políticas de uma empresa, podendo ser ministrado a partir de uma simulação virtual. Dessa maneira, ao utilizar elementos de jogos, como estabelecer fases ou metas, desafios e missões ou mesmo um ranking pode ser benéfico. Assim, é possível estimular a criatividade e participação dos colaboradores, aumentando o interesse e eficiência.

O grande diferencial dos serious games é não ter apenas uma característica que remeta a um jogo, como acontece com a gamificação. Do contrário, a ideia é que o tópico a ser ensinado seja configurado totalmente neste formato.

Dessa forma, além do entretenimento, a vivência favorece o desenvolvimento de competências corporativas. Portanto, o formato de um jogo tradicional, com layout, história e estratégia, deve agregar o valor educativo.

Quais são os benefícios?

Apesar da gamificação ter ganhado espaço, não apenas nas salas de aula, mas no ambiente corporativo, os serious games ainda não são amplamente conhecidos. Isto porque alguns gestores não compreendem, de fato, as vantagens de associar a capacitação com este tipo de mídia. Assim, veja, a seguir, alguns pontos positivos que eles proporcionam:

Engajamento dos colaboradores

Segundo a Pesquisa Game Brasil, em 2020, mais de 73% dos entrevistados a respeito dos seus hábitos de consumo de jogos afirmam que utilizam algum tipo de plataforma para jogar. Além disso, 28,6% confirmam que usam este recurso para algum tipo de capacitação gamificada. E, dentro deste grupo, 91,7% afirmam que esta ação mudou positivamente sua vida profissional.

Estes dados são reflexo de como é essencial que as lideranças estejam atualizadas para alcançar seus colaboradores. Afinal, para muitos, treinamentos com formato unicamente expositivo podem ser desinteressantes, ou difíceis de acompanhar.

Portanto, ao adaptar o conteúdo para uma versão de serious games, é possível despertar a criatividade e manter o foco deste público. Isto coloca, ainda, o colaborador como agente de conhecimento, estimulando que ele tome decisões e lide com as próprias consequências.

Foco em determinadas habilidades

Em síntese, os serious games torna o processo de instrução mais dinâmico e equilibrado. E isto é essencial para desenvolver conceitos específicos.

Frequentemente, em um curso ou treinamento tradicionalista, o palestrante segue uma cartilha expositiva , na qual não é funcional verificar se o interlocutor, efetivamente, entendeu o assunto. Agora, com um jogo empresarial, é possível desenvolver habilidades específicas antes de passar para um novo conteúdo, numa nova fase.

Assim, o desenvolvimento dos colaboradores é consistente e completo. Afinal, o participante consegue vivenciar as repercussões da tomada de decisão e avaliar erros e falhas, para passar de nível/fase.  

Feedback e melhorias efetivas

Em geral, os serious games possuem um sistema simples de recompensa ou punição. Isto não significa que o colaborador ganha ou perde benefícios, mas sim, que, ao alcançar objetivos, ele avança e conquista pontos e, quando falha, perde.

No universo gamificado, esta dinâmica ensina, de forma didática e participativa, as boas práticas da empresa e as atualizações de treinamento. Dessa forma, o colaborador memoriza de maneira natural os objetivos desta capacitação, porque ele vê como suas ações e decisões funcionam na operação.

Conheça os Serious Games OGG

A OGG é pioneira no desenvolvimento de jogos e simuladores empresariais, com plataforma 100% virtual no Brasil. Nossas soluções incluem aspectos decisivos de administração estratégica em simuladores. Além disso, promovemos socialização de colaboradores com Onboarding e atualizações de processos e cultura organizacional da sua empresa.

Para saber mais sobre os Serious Games OGG ou outras soluções para gamificação Corporativa, acesse nosso site e saiba mais!

E, se você gostou deste artigo, não perca as atualizações do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *