Desenvolva um treinamento com simulador empresarial!

Tempo de leitura: 3 minutos

Atualmente, não é raro encontrar empreendedores e gestores focados na valorização do capital humano de suas empresas. E, definitivamente, uma maneira bastante usual de se proporcionar isto é investindo em treinamentos corporativos com um simulador empresarial

Em suma, ter uma equipe capacitada e alinhada, além de estar sempre atualizada em relação aos acontecimentos de seu segmento, é fundamental para o crescimento de uma organização. Os treinamentos com simulador empresarial também fornecem conhecimento para apresentar novas práticas, novas ferramentas ou novos planos de ação, situações que podem se tornar um grande diferencial competitivo.

Com este tipo de ferramenta de ensino, o desafio de implementar treinamentos eficientes se torna possível. Isto porque os simuladores e jogos empresariais são projetados com elementos da gamificação, que auxiliam na difícil tarefa de engajar e motivar suas equipes a participar destes momentos de Educação Corporativa. 

Pensando nisso, preparamos o artigo de hoje para explicar como um simulador empresarial pode ser útil em treinamentos corporativos. Por isso, siga conosco nesta leitura e saiba mais sobre gamificação e simuladores corporativos!

Leia mais: Treinamentos In Company e gamificação

Como um simulador empresarial pode auxiliar nos treinamentos?

Antes de tudo, vamos relembrar o conceito de simulador empresarial. Primeiro, precisamos entender que existe uma necessidade de sempre atualizar conhecimentos e práticas, em qualquer segmento, não é mesmo? Nesse sentido, ao utilizar ferramentas da gamificação, é possível proporcionar um momento de aprendizagem mais dinâmico, motivador e com maiores chances de retenção de conhecimento. 

Mas, o que é gamificação? Em suma, esta ferramenta tem o objetivo de utilizar elementos de jogos (eletrônicos ou de tabuleiro) para ressignificar o ensino. Esta prática já remonta a década de 1990, na área da educação, e é bastante comum verificar o desenvolvimento de “jogos sérios”, que têm um objetivo além do entretenimento. 

Este tipo de ação utiliza elementos do universo gamer como uma ferramenta de ensino. Por exemplo, nos jogos, notamos a presença de avatares, de um enredo, de objetivos, missões e desafios a serem cumpridos. Em um jogo ou simulador empresarial, aplicamos conceitos teóricos na atividade, transformando um treinamento antes tradicionalista, em um momento mais informal, lúdico e dinâmico. 

Nesse sentido, a gamificação traz ao simulador empresarial ferramentas que permitam ao participante, ou seja, aos colaboradores, se dedicarem de forma passional ao treinamento. E isto é o objetivo: promover um espaço de interação, no qual a missão é colocar o colaborador como agente do próprio conhecimento, e estimular sua participação engajada. 

Que benefícios a gamificação em simuladores pode trazer?

Através da gamificação em um jogo ou simulador empresarial, podemos modificar o formato de treinamentos corporativos desinteressantes e ultrapassados, mantendo o conteúdo importante, que precisa ser alinhado com suas equipes. 

Dessa forma, veja algumas melhorias que o simulador empresarial pode trazer para este momento de educação corporativa:

  • Maior estímulo à competitividade saudável;
  • Valoriza o trabalho em equipe;
  • Estimula a resiliência;
  • Proporciona momentos de descontração;
  • Permite ao colaborador focar em seu próprio desenvolvimento;
  • Auxilia o time de treinamento em relação aos feedbacks;
  • Ajuda no desenvolvimento de competências e habilidades específicas;
  • Entre outros. 

De acordo com especialistas em educação, atividades que utilizam a proposta da gamificação, como o simulador corporativo, são uma maneira simples de proporcionar uma aprendizagem lúdica e fixar melhor informações densas e importantes. 

Dessa maneira, ao promover desafios, missões e participação na história, busca por recompensas etc., tornamos esse momento de aprendizado mais estimulante para os colaboradores. 

Além disso, com um simulador empresarial, podemos tornar conhecimentos e conceitos abstratos ou subjetivos mais palpáveis. Ou seja, a dinâmica de jogo auxilia o uso prático e substancial da teoria. E isto melhora o poder de compreensão, aumentando o interesse e participação na atividade. 

Para saber mais sobre nossas estratégias de gamificação, acesse nosso site e conheça nossa proposta de simulador empresarial para sua empresa ou para suas aulas! E, se você gostou deste artigo, não perca as atualizações do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *