5 formas de manter seus colaboradores engajados

Tempo de leitura: 4 minutos

Para possuir um negócio de sucesso não basta somente investir na satisfação dos seus clientes, mas na dos seus funcionários também. Pois é por meio do trabalho deles que todo o crescimento ocorre, mostrando aqui, a importância de manter seus colaboradores engajados.

Uma vez que, tendo esse engajamento, os colaboradores sentem-se mais confortáveis em apresentar novas ideias para melhorias, assim como a sua performance também aumenta.

Por isso, hoje separamos uma lista de 5 formas para manter os seus colaboradores engajados, continue conosco nessa leitura!

#1 Liderança inspiradora

Uma boa liderança é a base para manter colaboradores engajados e estimulados no seu cotidiano profissional. Por isso, investir em líderes competentes e proativos reflete no comportamento da sua equipe. Dessa forma, é necessário que o líder saiba escutar a sua equipe, bem como a passar feedbacks, saber gerir conflitos.

Leia mais sobre: Desenvolvimento de Lideranças com Jogos Empresariais

#2 Feedbacks contínuos

Os feedbacks são extremamente necessários para o desempenho dos colaboradores, tanto positivos quanto negativos. Porém, sendo necessário tato e cuidado com este último, para não gerar a percepção contrária, como uma reclamação ou uma crítica. Mas sim como uma forma de alerta para que o colaborador não se sinta constrangido.

Dessa forma, os feedbacks contínuos também são formas de reconhecer e parabenizar os colaboradores pelos seus atos. Sendo justamente por esses valores positivos, com que o engajamento é alavancado. 

#3 Reconhecimento e recompensas

De fato, não há nada tão gratificante quanto o devido reconhecimento pelos seus esforços, pelo seu trabalho. Por isso, igual aos feedbacks, reconhecer as conquistas dos colaboradores, os parabenizando e/ou recompensando, os torna mais engajados para a realização de novas atividades. O mesmo ocorre com o restante da equipe, que não se sentirá inspirada para dar o seu melhor.

#4 Cultura voltada para pessoas

Uma empresa é, acima de tudo, composta por pessoas. Por isso, investir em uma cultura voltada para pessoas se torna mais que necessário. Já que, para se ter um colaborador engajado é preciso mostrar a necessidade de saber equilibrar a vida profissional com a pessoal.

Além disso, mostrar como a empresa é aberta e receptiva a receber sugestões e novas ideias que visem a sua melhoria. De forma geral, é por meio dessa cultura que é criado um ambiente mais confortável e convidativo para os colaboradores.

#5 Oportunidade crescimento profissional

A última, mas não menos importante forma de manter os colaboradores engajados é criando um plano de carreira para eles dentro da empresa. Dessa forma, proporcionar oportunidades de crescimento,  como investir em treinamentos corporativos, retém talentos na empresa. 

Pois, é por meio desses treinamentos com que é possível verificar que a corporação possui apreço pelos funcionários, e deseja que eles se especializem mais. Sendo uma excelente forma de realizar essa especialização, por meio de treinamentos gamificados, utilizando simuladores empresariais.

Transformando o momento de aprendizado, a gamificação utiliza de elementos dos jogos para tornar os treinamentos corporativos imersivos e dinâmicos. Dessa forma, ao invés de colocar o colaborador para ficar horas a fio ouvindo palestras, aqui é possível com que ele tenha contato na prática com o objetivo principal desse treinamento.

Além disso, esse contato mais prático, cria um melhor entendimento sobre o conteúdo, ainda, estreitando laços com funcionários de outros setores. Assim, criando uma oportunidade de comunicação sem ruídos e dando oportunidades para o desenvolvimento de novas estratégias mais assertivas ao ter duas visões diferentes sobre o mesmo objetivo.

Como resultado, o funcionário se sente estimulado a continuar, se vendo futuramente na empresa. 

OGG Simulation

Como foi possível ver, manter seus funcionários engajados é um dos principais passos a serem tomados para construir uma companhia de sucesso. E para te ajudar com isso, conte com a OGG Simulation.

Somos pioneiros no que diz respeito ao desenvolvimento de treinamentos empresariais gamificados 100% digitais. Nós utilizamos simuladores para representar o cotidiano e a cadeia de produção de uma empresa, inserindo os participantes ao treinamento de forma imersiva e dinâmica.

Além disso, ao mesclar conteúdos teóricos aos práticos, conseguimos alcançar uma alta taxa de compreensão e retenção do conteúdo que foi apresentado.

Ficou interessado? Acesse nosso site ou converse com um de nossos especialistas e conheça mais sobre os nossos simuladores para treinamentos empresariais.

E se gostou desse conteúdo, acesse nosso blog para mais! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *