Indicação de leitura para as férias: Gamificar

Tempo de leitura: 2 minutos

Hoje continuamos com a nossa indicação de leitura. E que tal aproveitar essa época de final de ano para colocar a leitura em dia e ainda adquirir mais conhecimento? 

Pensando nisso, hoje separamos uma leitura que, além de ensinar, apresenta métodos para auxiliar a obter os resultados desejados por meio da gamificação. Continue conosco e não perca essa indicação de leitura!

Gamificar: como a gamificação motivas as pessoas a fazerem coisas extraordinárias

Segundo livro indicado por nós, hoje apresentamos Gamificar: como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. Publicado em 2015 pelo autor Brian Burke, o livro nos mostra como a gamificação pode ser utilizada como ferramenta de incentivo. Dessa forma, auxiliando as pessoas a adquirirem novas habilidades e a mudarem seus comportamentos, tendo em vista seus objetivos a serem alcançados.

No decorrer dessa leitura Burke nos apresenta como a gamificação é responsável pela motivação e envolvimento na conclusão de tarefas e metas. Além de a conceituar como sendo:

“o uso de design de experiências digitais e mecânicas de jogos para motivar e engajar as pessoas para que elas atinjam seus objetivos”.

Porém, mesmo falando sobre os benefícios vindos da gamificação, Burke adverte sobre o erro mais comum de muitas companhias. Por mais que os jogos possam ser responsáveis por diversos benefícios, eles não podem ser vistos como única fórmula para conquistar os objetivos da empresa. Principalmente para doutrinação e manipulação, como é apontado no decorrer do livro. 

Como resultado, o ponto principal a ser discutido no livro, está em como a empresa alinha seus objetivos com os seus funcionários. Sendo o engajamento, o maior fator que leva as pessoas a realizarem coisas extraordinárias.

“Gamificação gira em torno de motivar pessoas a alcançarem os objetivos delas, não os da organização.”

Com explicação simples e sucinta, Brian Burke apresenta cases de sucesso que utilizaram a gamificação, conceituando a gamificação e os seus princípios essenciais. 

Conclusão

Possuindo uma linguagem acessível e clara, Brian Burke apresenta ao mundo da gamificação, o conceituado como sendo muito mais que um jogo. Mas sendo um método utilizado para motivar as pessoas a alcançar os seus objetivos.

Sendo todo esse entendimento ocorrido por meio da sua explicação teórica e dos exemplos reais que deram certo. Assim, sendo uma ótima opção para quem ainda está adentrando ao mundo da gamificação. 

Para saber mais sobre as soluções em gamificação da OGG, acesse nosso site e confira. E, se você gostou deste artigo, não perca as atualizações do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *