Comportamento do Colaborador – 5 passos para fazer mudanças!

Tempo de leitura: 3 minutos

Frequentemente, as lideranças de uma empresa se veem em apuros para melhorar o comportamento do colaborador. Isso porque não é uma tarefa fácil desenvolver a postura profissional em um indivíduo, como acontece com treinamentos de conteúdos técnicos. 

Contudo, já temos uma tecnologia no mercado que permite realizar uma abordagem dinâmica e motivadora, para engajar suas equipes e garantir melhorias visíveis. Fique conosco nesse artigo e confira!

Qual é a importância de investir no comportamento do colaborador?

Frequentemente, empresas de diversos segmentos focam nas qualidades e experiências profissionais dos candidatos, antes de observar sua postura profissional. Isto é um grande erro, porque o comportamento do colaborador é uma questão que pode interferir na rotina de trabalho. 

Em suma, os problemas comportamentais são fonte de reclamações por parte de colegas de função e lideranças. De acordo com um estudo da FGV Clear e da JPMorgan, 80% das empresas participantes afirmam que têm dificuldade para realizar contratações por esse motivo. 

Além disso, entre as principais queixas dos recrutadores estão a falta de profissionalismo, comunicação falha e pouco comprometimento. Estas são apenas algumas questões comportamentais que interferem no relacionamento e no trabalho. Sem elas, o profissional pode ter dificuldade em realizar suas próprias funções, dificultando, também, o trabalho em equipe e o desempenho geral. 

Por isso, há uma crescente preocupação com as soft skills, as famosas habilidades comportamentais do colaborador, no momento da contratação e durante sua jornada na empresa. Por vezes, isso acaba sendo uma prioridade na hora de realizar treinamentos corporativos

5 passos para a mudança 

Agora que entendemos a importância de investir no comportamento do colaborador, veja como fazer isso sem dificuldade!

1) Defina suas prioridades

Antes de tudo, você precisa entender quais competências precisa trabalhar em suas equipes para atingir os melhores resultados. Analise quais são os quesitos mais importantes para seus colaboradores e suas funções. Com isso, os treinamentos terão mais foco e serão, consequentemente, mais eficientes. 

2) Crie um Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT)

Nessa etapa, você deve fazer um mapa das competências existentes e daquelas desejáveis nos colaboradores em cada setor da empresa. Dessa maneira, os treinamentos podem melhorar o comportamento do colaborador, de maneira otimizada, para melhorarem a função que já realizam. 

3) Utilize a gamificação para o treinamento

Atualmente, temos à nossa disposição tecnologias que permitem desenvolver treinamentos para melhorias específicas. Uma delas é a gamificação, ou seja, usar elementos de jogos eletrônicos para ensinar conceitos teóricos. Esta estratégia torna o aprendizado mais dinâmico e eficiente. 

Leia mais: Gamificação na logística – como ela pode reduzir custos?

4) Use a tecnologia a seu favor

De acordo com um estudo realizado pelo LinkedIn, em 2018, uma das principais dificuldades do setor de RH é conciliar o tempo de trabalho dos colaboradores com treinamentos. Portanto, utilizar ferramentas tecnológicas digitais pode facilitar o aprendizado e tornar seus treinamentos mais flexíveis e pontuais. 

5) Faça acompanhamentos e avaliações

É importante investir em análise de resultados, ao aplicar um treinamento. Especialmente em relação às mudanças de comportamento do colaborador. Isso porque “medir” as competências subjetivas de um profissional não é fácil. Dessa forma, as soluções em gamificação podem ser uma ferramenta bastante útil, já que permitem com que o colaborador tenha feedbacks instantâneos e frequentes, ao longo da atividade. 

Saiba mais: Quais são os elementos da gamificação?

Conheça os jogos e simuladores OGG

A OGG é pioneira no desenvolvimento de jogos de negócios com plataforma 100% virtual no Brasil. Nossas soluções incluem aspectos decisivos de administração estratégica em simuladores. Além disso, promovemos a socialização de colaboradores com Onboarding, atualizações de processos e cultura organizacional da sua empresa.

Para saber mais sobre a OGG e nossas soluções em gamificação para treinamentos, acesse nosso site e saiba mais!

E, se você gostou deste artigo, não perca as atualizações do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *