Jogos de Empresas – vantagens para o treinamento

Tempo de leitura: 3 minutos

Está cansado de participar de treinamentos corporativos densos que, no fim, acabam desmotivando ainda mais a sua equipe e não trazem resultados positivos? Então, talvez seja o momento de adotar os jogos de empresas para sua organização!

A gamificação em treinamentos é uma excelente ferramenta para deixar esse momento mais interativo e engajar a participação de candidatos e colaboradores. Isso porque os jogos de empresas usam a metodologia e elementos da gamificação na atividade, possibilitando criar um momento de capacitação prática e dinâmica. 

Veja algumas vantagens de usar jogos empresariais em treinamentos corporativos a seguir. Boa leitura!

Por que investir em Jogos de Empresas para treinamentos?

Antes de tudo, vamos entender o que realmente são jogos de empresas? Frequentemente, gestores ainda não aplicam soluções gamificadas em seus treinamentos por considerarem que jogos são atividades de puro entretenimento. Contudo, isso é falso. 

Apesar de receberem o nome de jogos de empresas ou jogos sérios, este tipo de atividade tem o objetivo de utilizar elementos e mecanismos dos videogames com um propósito educativo. Segundo a Pesquisa Game Brasil, de 2018, 75,5% dos brasileiros entrevistados utilizam plataformas diversas para jogos eletrônicos. 

Nesse sentido, ao utilizar um recurso já conhecido pelos colaboradores, os jogos em geral, é possível aproximar este participante do conteúdo, o real objetivo. Mesmo se o colaborador não estiver familiarizado com games eletrônicos, é quase impossível que nunca tenha jogado uma versão de tabuleiro ou brincadeira competitiva ao longo de sua infância. 

Assim, é possível resgatar essa memória afetiva, introduzindo uma teoria mais densa. Por exemplo, o estímulo para mudanças de comportamento, com foco nos relacionamentos internos de uma empresa. Ou, ainda, em treinamentos Onboarding e atualizações de procedimentos, para que todos estejam alinhados. Esta é uma maneira de unir a teoria à prática, de forma natural, que auxilia na memorização. 

Conheça as vantagens!

Além de tudo o que citamos neste artigo, há alguns benefícios mais específicos que os jogos de empresas trazem para os treinamentos. Ao investir nessa metodologia lúdica, os jogos podem influenciar nos resultados da sua empresa em diferentes esferas. Confira a seguir!

Incentivo à interação

Sabemos a importância que os treinamentos corporativos têm para uma organização. Contudo, também entendemos que eles podem gerar alguma tensão entre os colaboradores, por sua obrigatoriedade e longa duração. E isto pode ser a razão do baixo engajamento e distração dos colaboradores naquele momento.

Dessa forma, os jogos de empresas existem para ressignificar a interação da equipe, oferecendo um espaço colaborativo, de motivação e colaboração mútuas. Com essa ferramenta, os participantes são o centro da aprendizagem. Assim, conseguem se identificar com a atividade e começam a ver sentido na capacitação.

Desenvolvimento de habilidades

Através dos jogos de empresas, a liderança consegue desenvolver habilidades subjetivas e mudar, de fato, comportamentos negativos em suas equipes. Com os elementos lúdicos dos games, conhecimentos como trabalho em equipe, desenvolvimento de liderança, autonomia etc., podem ser trabalhados de forma natural. 

Em contrapartida, as clássicas apresentações de slides não conseguem “medir” o nível de conhecimento internalizado que os colaboradores teriam ao participar desse treinamento. Com uma atividade gamificada, o participante terá a possibilidade de tomar decisões, recebendo feedback instantâneo, e conseguirá lidar com as consequências de suas escolhas. 

Você conhece os Jogos de Empresas OGG?

A OGG é pioneira no desenvolvimento de simuladores e jogos de empresas, com plataforma 100% virtual no Brasil. Nossas soluções incluem aspectos decisivos de administração estratégica em qualquer simulador empresarial. Além disso, promovemos a socialização de colaboradores com Onboarding e atualizações de processos e cultura organizacional para empresas.

Para saber mais sobre os Jogos de Empresas OGG ou outras soluções em gamificação, acesse nosso site e saiba mais!

E, se você gostou deste artigo, não perca as atualizações do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *