Ensino híbrido – uma realidade mundial

Tempo de leitura: 4 minutos

Atualmente, ainda estamos lidando com algumas repercussões da pandemia de Covid-19, que fez vários setores da nossa sociedade se adaptarem nos últimos anos, incluindo a educação. Uma delas é a existência do ensino híbrido. 

Esta modalidade de ensino já foi muito criticada, porém, em tempos de isolamento social, acabou se tornando essencial para dar continuidade à formação de milhões de estudantes ao redor do mundo. Assim, vamos entender o que é o ensino híbrido e quais são suas vantagens, mesmo após o período de isolamento ter acabado. Continue conosco e confira!

Como é o ensino híbrido?

Em suma, muitos acreditam que o ensino híbrido é apenas uma combinação de aulas presenciais e remotas. Ou seja, teria a mesma lógica do trabalho híbrido, alguns dias em casa, alguns dias no escritório. Contudo, esta não é a única concepção desse método de ensino.

Também conhecida como “blended learning”, termo em inglês, esta ferramenta de ensino veio para trazer uma revolução na educação. Ao contrário do que muitos pensam, ela não surgiu com a pandemia. Isso porque se chama ensino híbrido toda abordagem que inclua no ensino tradicionalista vivências além das aulas tradicionais. Por exemplo, filmes, visitas a museus, música, jogos etc. 

Nesse sentido, o ensino híbrido deixou de ser tendência, para virar realidade no mundo pós-pandemia. Com a mescla de aulas, atividades, apresentações e avaliações remotas e presenciais, é possível abrir um leque de oportunidades que contribuem para o desenvolvimento acadêmico. 

Apesar de ter sido implementada como uma junção de aulas presenciais e remotas, o ensino híbrido não significa que a parte “remota” é a EAD, famosa Educação a Distância. Isso porque essa modalidade abrange não apenas um ensino com plataforma virtual. Pelo contrário, essa plataforma foi a solução imposta pela pandemia. Porém, a modalidade vai além da transferência do físico para o online.

O modo de ensinar também mudou. As plataformas digitais são importantes aliadas desse estilo de ensino. Isso porque, além de já serem usadas por estudantes para o lazer, elas permitem deixar a aprendizagem mais dinâmica e engajadora. 

O papel do professor

Muitos ainda acreditam que as tecnologias digitais vieram para “roubar” o lugar do profissional da educação. Ao contrário, elas são uma ferramenta que otimiza o trabalho do professor e permite que este se concentre em áreas mais importantes.

O ensino híbrido, por exemplo, pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem, por englobar a teoria e a prática. Afinal, com isso, é possível fazer uma reorganização no planejamento de aulas. 

Além disso, o ensino, na totalidade, está mudando. Especialistas confirmam que é muito mais produtivo entender o aluno como o agente da sua própria aprendizagem. Por isso, ferramentas como a gamificação são aliadas do professor no ensino, permitindo que ele avalie seus estudantes de maneira diferenciada. 

Leia mais: “Jogos Empresariais: 5 motivos para usar na graduação!”

Quais são os benefícios?

O ensino híbrido, como mencionamos, existe para acrescentar conteúdos práticos em aulas tradicionalistas. Ele permite que o aluno vivencie o que foi aprendido na teoria. Uma maneira que tem se tornado comum de proporcionar isso é usando a gamificação. 

Com essa proposta, as atividades podem ser síncronas, quando o professor passa a ser um mediador e/ou mentor do conhecimento, ou assíncronas, em que o aluno desenvolve por si só a tarefa. 

Definitivamente, ao propor uma atividade no ensino híbrido, é fundamental ter um bom preparo, realizar o acompanhamento e fornecer suporte para que o aluno se torne agente do conhecimento. Investindo nisso, um jogo sério possibilita com que o estudante tenha mais autonomia e se engaje na tarefa. 

Conheça as soluções OGG

A OGG é pioneira no desenvolvimento de jogos e simuladores com plataforma 100% virtual no Brasil. Nossas soluções incluem aspectos decisivos de administração estratégica em suas tarefas. Além disso, promovemos o engajamento de alunos e o trabalho em equipe, com diversos jogos sérios. 

Para saber mais sobre as soluções em gamificação OGG, acesse nosso site e saiba mais!

E, se você gostou deste artigo, não perca as atualizações do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *