Conheça os principais tipos de treinamentos corporativos

Tempo de leitura: 4 minutos

A cada momento novas tecnologias e metodologias surgem para tornar o cotidiano mais otimizado e automatizado. Por isso, com atualizações constantes e imprevisíveis, conhecer e investir nos principais tipos de treinamentos corporativos torna-se crucial.

Uma vez que, além de capacitar a equipe, proporciona maior atração e retenção de talentos à empresa. Sendo ainda, por meio dos treinamentos corporativos que as atividades cotidianas, tornam-se mais assertivas, reduzindo custos e otimizando tempo.

Por isso, é de suma importância conhecer os principais tipos de treinamentos corporativos, a fim de verificar qual supre melhor as suas necessidades. 

Continue conosco nessa leitura e conheça os principais tipos de treinamentos corporativos para aplicar na sua empresa. 

Treinamento Onboarding

Também conhecido como integração, o onboarding é o momento em que ocorre o primeiro contato do profissional recém contratado com a empresa. Dessa forma, é aqui que lhe é apresentado a visão, valores e missão da empresa, bem como, a sua cultura organizacional e processos corporativos. 

Além de já o inseri-lo nas suas tarefas cotidianas com a sua equipe, instruindo o novo funcionário e o mantendo engajado. Como resultado, é por meio de um onboarding bem realizado, com que o colaborador se sentirá mais confiante no início de sua carreira na corporação. 

Leia mais sobre: Onboarding Gamificado – Entenda esse conceito

Treinamento à Distância ou Online

Com a pandemia da Covid-19, o ensino a distância (EAD) foi ganhando cada vez mais força, saindo do meio acadêmico e migrando para o corporativo. Tornando-se uma ótima opção para aplicação de treinamentos, uma vez que nessa modalidade não se tem a necessidade de deslocamento.

Como resultado, é proporcionado aos colaboradores maior conforto e acessibilidade para participar dos treinamentos. Já que eles ficam gravados e podem ser acessados a qualquer momento e em qualquer dispositivo eletrônico.

Além disso, com os treinamentos corporativos online, as empresas passaram a ter uma redução de custos, o que possibilita investimento em outros treinamentos. Podendo assim, vencer barreiras geográficas para aplicação do conteúdo.

Comportamental ou Soft Skills

Tanto as soft skills como as hard skills são de extrema importância no cotidiano de uma empresa. Dessa forma, no treinamento corporativo com foco nas soft skills, as habilidades comportamentais dos colaboradores são desenvolvidas de acordo com a cultura organizacional da corporação. Como resultado, criando um ambiente de trabalho harmonioso.

Por exemplo, esses são algumas das soft skills que são aprimoradas com o treinamento:

  • inteligência emocional;
  • comunicação clara e objetiva;
  • ética e empatia;
  • liderança;
  • resolução de conflitos;
  • entre outras.

Desenvolvimento de Lideranças

Ao contrário do que muitos pensam, é sim possível capacitar novos líderes, basta investir no treinamento próprio para conquistar esse objetivo. 

Nesse sentido, aqui ocorre a capacitação para o desenvolvimento de habilidades próprias de um líder. Por exemplo, comunicação clara, empatia, delegação de tarefas, resolução de conflitos, planejamento estratégico, feedbacks, entre outras.

Leia mais sobre: Desenvolvimento de Lideranças com Jogos Empresariais

Dessa forma, esse tipo de treinamento corporativo é visando aqueles que, como o próprio nome diz, estão em busca de novos líderes para a corporação. 

Treinamento Gamificado

A gamificação é uma metodologia de ensino que vem ganhando cada vez mais espaço em ambientes acadêmicos e corporativos. Isso ocorre pela sua capacidade de mesclar os conteúdos teóricos e práticos no decorrer de um único treinamento. Como resultado, aumentando a taxa de compreensão e retenção do que foi apresentado.

Dessa forma, são utilizados aspectos dos jogos, tanto eletrônicos como de tabuleiros, para inserir a realidade da empresa no decorrer do treinamento. Assim, tornando esse momento muito mais dinâmico e engajando os colaboradores.

Leia mais sobre: Treinando equipes com Jogos Empresariais!

Além desses benefícios, o treinamento gamificado também proporciona integração entre diferentes times, mostrando como uma comunicação sem ruídos é essencial. Contando ainda com feedbacks e resultados instantâneos, os participantes desenvolvem olhar analítico sobre as diversas situações, conseguindo, assim, tomar decisões mais assertivas de forma ágil. 

Sendo aqui, uma das principais metodologias adotadas pela OGG, pioneira no desenvolvimento de simuladores 100% digitais. 

Ao todo, são 7 simuladores e Beergame pensados e desenvolvidos com o objetivo de transformar os treinamentos corporativos e aumentar a expertise dos participantes. Assim, capacitando os participantes de forma dinâmica ao apresentar o cotidiano de uma empresa como um jogo. 

Ficou interessado e quer saber mais sobre as soluções gamificadas OGG para treinamentos corporativos? Acesse nosso site e converse com um de nossos especialistas!

E se gostou desse artigo, te convidamos a navegar pelo nosso blog para mais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *