Gamificação na Logística: como aumentar a produtividade?

Tempo de leitura: 5 minutos

Atualmente, a gamificação na logística passou a ser uma realidade para empresas deste setor. A tendência, que já ganhou até as salas de aula da graduação de cursos de gestão, é muito usual para garantir a qualidade e eficiência de operações logísticas. 

Em suma, a assertividade de processos é o grande foco da logística 4.0. Dessa forma, gestores de transportadoras sempre buscam novos planos de ação para melhorar sua produtividade. E as soluções em gamificação podem ser muito úteis nesse processo, grandes geradoras de engajamento e motivação. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela MarketsAndMarkets, as técnicas de gamificação já são essenciais para o setor industrial. Nos próximos cinco anos, especialistas apontam um crescimento de, aproximadamente, 337% deste mercado. Nesse sentido, vamos entender como a gamificação na logística pode aumentar a produtividade e ser um apoio às gestões de diversos setores. Fique conosco nessa leitura e confira!

Entenda o conceito de gamificação

Antes de tudo, vamos relembrar o que é gamificação. Em suma, este conceito se refere ao ato de tomar elementos dos jogos eletrônicos (ou de tabuleiro), e adicioná-los em atividades com um propósito sério. Ou seja, transformar uma atividade, disciplina, treinamento etc., tradicionalmente teóricos e densos, em um jogo. 

Dessa forma, podemos entendê-la como uma ferramenta que permite deixar este tipo de atividade mais dinâmica, intuitiva e engajadora para seus participantes, sem perder o foco da aprendizagem. Assim, a gamificação na logística tem um objetivo muito além do entretenimento. 

Neste setor, a gamificação pode potencializar o desempenho de colaboradores em diferentes setores de uma operação. Isso porque as atividades gamificadas têm o objetivo de implementar técnicas ou planos de ação com conceitos densos, com foco em tornar este momento mais instigante e prazeroso para o operador. 

Em outras palavras, este é um recurso para alinhar, de forma eficiente, as funções de uma equipe, usando elementos da gamificação que, como mencionamos, são herança dos famosos jogos eletrônicos. 

Por exemplo, a gamificação na logística pode apresentar atividades que fomentem a competição saudável entre colaboradores e equipes, como os jogos fazem. Contendo um enredo, com o desenvolvimento da história, somado à existência de fases e missões, que permitem ao participante acumular pontos e fazer parte de um ranking. 

Além disso, esta ferramenta permite desenvolver treinamentos intuitivos, inovadores e instigantes, que promovam a curiosidade e motivação dos participantes. Isso faz da gamificação na logística uma ferramenta interessante, pois pode ser aplicada em qualquer setor de uma organização, seja na diretoria, gestão ou operação técnica. 

Benefícios da gamificação na logística

Como dissemos anteriormente, a gamificação na logística pode ser uma ferramenta extremamente versátil para treinamentos. Isso porque ela é responsável por alinhar as atividades de qualquer setor, facilitando o entendimento do treinamento e integrando equipes. 

Veja alguns benefícios de unir a gamificação ao setor logístico:

  • Fator motivacional: ao ressignificar treinamentos tradicionalistas com a implantação de simuladores ou jogos específicos para a área da logística, o colaborador fica motivado a participar nas funções diárias. Afinal, suas funções fazem parte de um jogo e a competitividade é um estímulo ao engajamento. 
  • Aumento da produtividade: a gamificação na logística traz melhorias para a produtividade nas operações. Primeiro, os elementos de competitividade que os jogos trazem, como pontuações e chance de estar bem colocado em um ranking, são ações engajadoras. Segundo, há uma grande provocação no participante em querer participar de uma atividade e conferir futuros desafios e como o enredo se desenvolverá. 
  • Retenção de talentos: o uso de gamificação nas rotinas logísticas permite facilitar o compartilhamento de dados com diversos setores. Além disso, é uma maneira de alinhar procedimentos, o que permite aos colaboradores terem mais autonomia e decisão de escolha. E isto auxilia na compreensão das funções diárias, melhorando as rotinas operacionais. 

BeerGame e logística

Uma das principais atividades de gamificação na logística é o famoso BeerGame. Também conhecido como o Jogo da Cerveja, esta atividade surgiu na década de 1960, no Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT). Ela é fruto de pesquisas do professor Jay Forrester, e outros professores, sobre sistemas dinâmicos. 

Atualmente, o BeerGame é uma excelente ferramenta para aperfeiçoar procedimentos logísticos, especialmente da cadeia de suprimentos. Isso porque ele consiste em uma atividade dinâmica, que demonstra, de forma interativa, como os diferentes setores de uma supply chain devem funcionar em conjunto. 

Dessa forma, o jogo é ideal para desenvolver um pensamento analítico nos participantes, além de ser uma excelente maneira de alinhar procedimentos com as equipes. Isso porque o trabalho cooperativo e a competição saudável que a gamificação na logística proporciona, deixam a atividade mais divertida e permitem facilitar a memorização de conceitos densos. 

Leia mais: BeerGame – entenda o conceito e a importância 

Conheça as soluções em gamificação na logística OGG

A OGG é pioneira em fornecer uma plataforma com simuladores 100% online no Brasil. Aqui, temos as melhores soluções em gamificação para onboarding e treinamentos corporativos para empresas do setor logístico. 

Para saber mais sobre os jogos e simuladores OGG ou outras soluções para gamificação na logística, acesse nosso site e saiba mais!

E, se você gostou deste artigo, não perca as atualizações do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *