Tempo de leitura: 1 minuto
Outro dia escrevemos sobre a efetividade dos treinamentos e as diferentes metodologias. Hoje, após mais de 18 anos trabalhando com metodologias ativas (jogos e simulações) em treinamentos, listamos as principais vantagens:
- A vivência embora simulada, contribui para a compreensão de fatores abstratos e as relações de causa e efeito nas organizações.
- Permite a externalização de conhecimentos dos participantes e uma reflexão coletiva frente a situação problema / decisão que precisa ser tomada.
- Apresenta atividades autênticas e relacionadas com o contexto organizacional do participante.
- Possibilita ao longo do processo de interações sociais, a prática reflexiva e a construção colaborativa do conhecimento.
- Trabalha de maneira simples o conceito de visão sistêmica, estimulando o raciocínio analítico, semelhante as decisões cotidianas.
- Permite trabalhar a visão de longo prazo, carente na maioria dos profissionais e nunca trabalhada em treinamentos tradicionais.
- Engajamento fortalecido pelo sentido lúdico, podendo trabalhar aspectos quantitativos e qualitativos.
- A análise dos resultados (erros ou acertos) contribuem na construção de uma “inteligência antecipativa” nos participantes.
- Possibilidade de trabalhar aspectos técnicos, comportamentais do indivíduo e também coletivos (das equipes).
- Metodologia customizada e facilmente escalável seja em formatos presenciais, híbridos ou 100% a distância.
Se você ainda não participou de um treinamento com jogos de empresas realmente é difícil imaginar todos estes benefícios juntos. Mas se você já participou, recorde e reflita sobre estes pontos descritos acima.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.