Sala de Aula Invertida – conceito e como aplicar esta estratégia?

Tempo de leitura: 4 minutos

A busca pela inovação no ensino é uma urgência. Isso porque é cada vez mais difícil proporcionar uma aprendizagem eficiente, mantendo métodos de ensino tradicionalistas. Dessa forma, estratégias como a sala de aula invertida podem ressignificar o ensino, trazendo resultados muito positivos para os futuros profissionais. 

Atualmente, temos acesso a uma tecnologia incrível no mercado, que permite concretizar essas mudanças e facilitar o trabalho do(a) professor(a). Pensando em auxiliar nessa busca, preparamos o seguinte artigo. Vamos apresentar o método da sala de aula invertida e como ele pode tornar o ensino de qualquer matéria mais dinâmico e eficiente. Fique conosco e boa leitura!

Conheça a sala de aula invertida

Em suma, este conceito tem origem nos EUA, batizado como Flipped Classroom, em inglês. É um método de ensino que permite tornar as aulas mais dinâmicas, com aprendizagem ativa, e pode ser aplicado desde o ensino básico ao superior, em qualquer área. 

Ao contrário da educação tradicionalista, em que o professor detém todo o conhecimento e o aluno somente o “absorve”, com a sala de aula invertida, ele passa a ser o protagonista do processo de aprendizagem. Dessa forma, o estudante consegue ter mais autonomia e, consequentemente, maior interesse para buscar o conhecimento, sendo o centro da aprendizagem.

Frequentemente, na preparação de aulas, o educador precisa fazer um compilado de materiais e referências, estudando a fundo uma diversidade de temas e agregando informações. Em seguida, no momento da aula, ele apresenta este compilado de conteúdos para sua turma. 

Com a sala de aula invertida, o objetivo é que o aluno faça a própria pesquisa. Ele fica com a responsabilidade de dar os primeiros passos para garantir o próprio conhecimento, construindo uma base. Depois deste momento, o professor dá o suporte e fomenta o aprendizado, aprofundando questionamentos e propondo debates. 

Apesar de ser uma metodologia que proporciona autonomia para o estudante, ela não retira a necessidade de existir um professor/instrutor. Pelo contrário, essa prática existe para que o aluno não seja dependente de uma única fonte de conhecimento, além de otimizar o tempo de trabalho desse educador. 

Por que usar esta metodologia?

Metodologias de ensino ativas, como a sala de aula invertida, podem trazer muitos benefícios. Não apenas para estudantes, mas para educadores e instituições de ensino de qualquer nível ou curso. Isso porque ela agrega valor ao currículo, focando em inovação e ressignificando o processo de aprendizagem.

Quando aliada com tecnologias, como a gamificação, este processo se torna ainda mais funcional. Como o centro da aprendizagem é o aluno, passamos a entendê-lo não como um receptor do conhecimento, mas como agente. Ou seja, a autonomia é um fator positivo. Além disso, os jogos aplicados à metodologia da sala de aula invertida estimulam a interação construtiva entre os estudantes, desenvolvendo técnicas de trabalho em equipe.

Ao contrário de abordagens tradicionalistas, esta metodologia é extremamente flexível, permitindo que o aluno construa seu próprio ritmo de aprendizagem. Com isso, professores podem analisar, com mais facilidade, o rendimento de seus pupilos. Consequentemente, os alunos se sentem mais engajados a participar das atividades, especialmente se combinadas com elementos da gamificação. 

Tecnologia OGG para Sala de Aula Invertida

Agora que você já conhece um dos métodos de ensino ativo mais inovadores do universo educativo, chegou a hora de implementar nas suas aulas, não é mesmo? Por sorte, temos acesso a uma infinidade de recursos tecnológicos que permitem agregar valor às salas de aula de qualquer escola ou universidade. 

Afinal, seja presencialmente ou no EAD, estratégias que utilizam jogos e simuladores educativos possibilitam trazer modernidade e dinamismo para o ensino. Com a gamificação, aliada à sala de aula invertida, o aluno terá a chance de experienciar uma aprendizagem completa, unindo a teoria à prática.

Para proporcionar isso aos seus alunos, conheça as soluções em gamificação da OGG. Somos pioneiros no desenvolvimento de jogos e simulação educativos, com plataforma 100% virtual no Brasil. Nossas soluções incluem aspectos decisivos de administração estratégica em qualquer simulador. Além disso, promovemos a interação dos estudantes, com elementos motivadores, dinamismo e inovação.

Para saber mais sobre as soluções para gamificação em sala de aula da OGG, acesse nosso site e confira!

E, se você gostou deste artigo, não perca as atualizações do nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *