Como implementar a gamificação na sua empresa?

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você é gestor de uma empresa ou responsável pelo recrutamento e capacitação de colaboradores, deve saber que pode ser muito difícil atingir o engajamento dos colaboradores em treinamentos corporativos. Por isso, a gamificação surgiu como uma ferramenta que apoia o instrutor, de uma maneira mais dinâmica e inovadora. 

Porém, nem todos sabem como realizar a implementação efetiva dessa estratégia, de maneira que ela seja eficiente. Pensando nisso, fizemos uma pequena lista, com um passo a passo de onde começar. Para entender, fique conosco nesse artigo e boa leitura!

1) Identifique o problema

Antes de tudo, é importante compreender quais são os resultados que devem ser alcançados. Por exemplo, se a empresa passa por um processo de mudança de procedimentos, o que esperar que os colaboradores façam a partir daí? Ou, em caso de capacitações para recém-contratados, que informações são fundamentais para que eles tenham sucesso em suas funções?

Ao realizar este mapeamento de metas, o gestor ou recrutador consegue estabelecer todo o foco da gamificação. Além disso, a ferramenta torna-se alinhada com a necessidade da empresa, ajudando a atingir resultados e melhorias. 

2) Entenda os participantes

Uma estratégia de gamificação é eficiente apenas quando aplicada em seu público-alvo. Por isso, é essencial compreender quem são os participantes dessa atividade. Isso porque há diferentes funções em uma mesma empresa e isso determina diferentes motivações, expectativas e comportamentos. 

Também é interessante considerar as diferenças de geração entre colaboradores e suas familiaridades com a tecnologia. Desse modo, a ferramenta facilitará o entendimento do conhecimento teórico, respeitando a vivência de cada um.

3) Estipule um objetivo para o jogo

Após realizar os mapeamentos, o próximo passo para criar uma solução em gamificação é a definição de objetivos, metas e resultados. Estas diretrizes guiam a atividade, para que nenhum conteúdo seja vazio ou perdido. 

Para essa etapa, é interessante focar em objetivos mais específicos. Dessa maneira, os gestores conseguirão ter um controle maior sobre o conteúdo aprendido, além de analisar com facilidade os resultados. 

4) Defina a história e mecânica do jogo

Nesta parte, já temos o problema, o objetivo e os participantes em mente. Portanto, chegou a hora de planificar o enredo e a funcionalidade do jogo. Para isso, define-se a temática, o enredo e a estética da atividade. 

Ao mesmo tempo, deve-se considerar a mecânica da gamificação. Ou seja, todo o formato do jogo: quando inicia, quando termina, estimativa de tempo, fases, desafios, problemas, conquistas, metas etc. 

5) Implemente a gamificação, monitore e avalie

Finalmente, chegou a hora de apresentar a solução em gamificação para os participantes. Aqui, deve-se fazer um bom gerenciamento da atividade. Lembrando que, apesar de ser um jogo, ela não serve para puro entretenimento. 

Por isso, é fundamental ter as métricas bem definidas, para conseguir implementar melhorias. Isso porque o objetivo não é apenas divertir os participantes, mas ensinar conceitos teóricos de forma prática. Dessa forma, a avaliação é necessária para compreender o desempenho e fazer as devidas modificações para conseguir maior engajamento nos jogadores e, consequentemente, melhores resultados. 

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