Tempo de leitura: 4 minutos
Você se lembra dos jogos do Super Nintendo, Atari ou Playstation? E as versões em tabuleiro do clássico Jogo da Vida ou Banco Imobiliário? Todos esses jogos foram precursores de uma estratégia educativa chamada gamificação. Isso porque ela utiliza elementos de jogos para promover a aprendizagem.
Em suma, conhecimentos técnicos podem ser inseridos no contexto dinâmico dos jogos, para incentivar a aprendizagem. Atualmente, já existem muitos tipos de gamificação no mercado, para treinamentos corporativos em diversos segmentos. Além disso, os jogos sérios ou jogos empresariais (como são conhecidos) também podem ser usados em cursos de graduação e pós-graduação, para uma aprendizagem mais prática.
No artigo de hoje, vamos apresentar alguns elementos que compõem a estratégia de gamificação e são herança dos jogos. Existem 4 características, em especial, que definem uma atividade como jogo: estabelecer regras; definir uma meta; proporcionar feedbacks e ter participantes voluntários. Veja, a seguir, alguns outros componentes:
Enredo
Também conhecido como “storytelling”, esta é uma técnica muito importante para a produção de atividades em gamificação. Isso pela história ser o principal elemento engajador em um jogo, independente do público-alvo.
Em suma, é assim que o participante cria uma conexão com a atividade, de fato. Dessa maneira, o enredo precisa ser cativante, dinâmico e que prenda a atenção. Deve despertar emoções e motivar, independente do cenário ou do tempo em que se passa.
Personagem
Em seguida, o segundo elemento mais importante da gamificação é o personagem. Ele é uma representação virtual do protagonista sendo comandado pelo participante. Nesse sentido, precisa ter relação direta com o enredo do jogo.
Os personagens são importantes ferramentas nos games para motivar as ações. Ao longo da história, o jogador deseja vivenciar as novas etapas e verificar o progresso dessa figura. Além disso, a personificação auxilia no momento de criar laços com a atividade.
Obstáculos e Jornada
Um dos elementos mais interessantes dos jogos, que a gamificação utiliza, é a progressão. Ao longo da atividade, poder construir uma jornada, verificando os obstáculos e atingindo metas é o que compõe, basicamente, a jogabilidade.
Esta expectativa por querer ultrapassar fases e resolver problemas para continuar a entender a história é o que mantém o estímulo da participação. Contudo, é importante estabelecer um equilíbrio, para que o participante não se frustre. Os desafios de obstáculos não podem ser fáceis ou difíceis demais, justamente para que se possa verificar o desenvolvimento.
Competição e Prêmios
Grande parte das estratégias de gamificação envolvem uma competição. Especialmente quando as atividades têm como público-alvo uma equipe de profissionais ou um grupo de alunos. Isso é um grande elemento motivador para que todos participem do treinamento, principalmente se, ao final da atividade, há um ranking e/ou premiação para os vencedores.
Afinal, somos competitivos por natureza e os jogos permitem usar esse sentimento para gerar resultados positivos. Mas, claro, essa lógica somente funciona se a competição ocorre de maneira segura e saudável, não é mesmo?
Feedbacks
Com o propósito de incentivar a autonomia e permitir o progresso na atividade, uma boa estratégia de gamificação traz feedbacks frequentes. Isso é importante para que o participante consiga evoluir, identificando os pontos que exigem melhorias e as consequências de suas tomadas de decisões.
Este elemento da gamificação é muito útil para promover a educação, tanto em cursos, como treinamentos. Isso porque ela permite que o participante avalie frequentemente o seu desempenho, além de mostrar os resultados para os gestores/professores.
OGG – soluções em gamificação
A OGG surgiu em 2005 para trazer maior engajamento e inovação nas áreas acadêmica e de treinamentos corporativos, com soluções gamificadas. Atualmente, auxiliamos instituições, organizações e professores a ressignificar o processo de aprendizagem, com ferramentas dinâmicas dos jogos sérios.
Para saber mais sobre nossas estratégias de gamificação, acesse nosso site e conheça nossos jogos! E, se você gostou deste artigo, não perca as atualizações do nosso blog!