Tempo de leitura: 4 minutos
Se você trabalha com logística ou está fazendo curso nesta área, certamente, já ouviu falar em “Beergame”, não é mesmo? Agora, você sabe qual o conceito deste termo e por que ele é tão importante na formação de estudantes da área de negócios, administração e logística?
Antes de tudo, é fundamental entender a motivação para a criação deste conceito. Há, na logística, um termo chamado de “cadeia de suprimentos”, do original supply chain. Em suma, qualquer produto que consumimos passa por um caminho até chegar em nossa residência. Desde a fabricação, até o ponto de venda.
Assim, como é possível imaginar, este é um processo com muitas etapas e que depende de uma boa organização. Caso contrário, não é possível manufaturar, enviar e comercializar a mercadoria. Nesse sentido, com o intuito de estuda esse processo, de forma prática, surgiu o Beergame.
Vamos entender melhor este conceito? Veja, a seguir!
O que é Beergame?
Também conhecido como “beer distribution game” (traduzido livremente como “jogo da distribuição de cerveja”), ou mesmo como “Jogo da Cerveja”. Esta atividade é utilizada mundialmente há muitas décadas. Surgiu em 1960, no Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), a partir dos estudos do professor Jay Forrester sobre sistemas dinâmicos.
Trata-se de um jogo de simulação, com intuito educacional, usado para experienciar problemas típicos da coordenação de uma cadeia de processos. Assim, o Beergame consiste em um role-play, em que há várias equipes, cada uma representa um setor da cadeia de suprimentos.
Então, com um número específico de rodadas, os times realizam pedidos, fabricação e distribuição de produtos. Contudo, o funcionamento geral logo apresenta problemas por falta de coordenação e comunicação, já que cada setor fica responsável pela sua função somente.
Nesse sentido, por falta de informação compartilhada e por não ter um entendimento geral do funcionamento da supply chain, o Beergame é uma estratégia muito prática. Afinal, ela analisa o funcionamento e influência de cada grupo no processo e quais os efeitos da falta de comunicação. Por exemplo, o efeito chicote (bullwhip effect), que ocorre quando um grupo excede ou limita muito a quantidade de suprimentos.
A princípio, a ideia original tinha como objetivo estudar as repercussões que os sistemas estruturais teriam no comportamento das pessoas. Contudo, o jogo passou a ter muitas versões e, de diversas maneiras, demonstra a importância da informação compartilhada, gerenciamento de supply chain, entre outros. Hoje, o Beergame é recomendado para alunos da graduação e membros da comunidade de gerenciamento de negócios, em treinamentos.
Vantagens de utilizar o Beergame
Atualmente, temos acesso a uma diversidade de informações em um piscar de olhos. Dessa maneira, não é incomum a dificuldade em selecionar e memorizar aquilo que é importante. Por isso, é muito importante em qualquer processo de aprendizagem colocar a fundamentação teórica em prática.
Além de facilitar a compreensão de uma literatura densa, o Beergame estimula o pensamento analítico e destaca a importância do trabalho em equipe. Ainda, isto coloca o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem, permitindo que ele pense como um gestor.
Finalmente, o Beergame pode facilitar a análise e discussão de uma variedade de mecanismos que compõem a cadeia de suprimentos. Desse modo, é possível criar conteúdo para aulas com base nas falhas e dificuldades que surgem ao longo da atividade. Alguns temas que podem ser ampliados são:
- Otimização de tempo e recursos;
- Alinhamento entre marketing, finanças e operações;
- Importância da Informação compartilhada;
- Previsão (frequência e confiabilidade);
- Flutuações de valor e promoções;
- Capacidade de Estoque;
- Planejamento de Operações e Vendas;
- Princípios Lean;
- Canais de Distribuição
- E muitos outros!
Ainda, outro ponto positivo, é que o Beergame possui plataforma 100% online ou física, utilizando para esta um tabuleiro. Ou seja, é útil para aulas e treinamentos presenciais ou à distância.
Conheça o Beergame OGG
A simulação de Beergame projetada pela OGG é interativa e lúdica. Assim, é possível visualizar e compreender de forma otimizada o funcionamento da cadeia de suprimentos.
Além disso, o jogo traz a experiência do consumidor, ao lidar com a falta de produto. Também permite uma boa análise da relação entre produção e estoque e as consequência de uma gestão desorganizada no orçamento da empresa.
Para saber mais sobre o Beergame OGG ou outras soluções para gamificação Educativa ou Corporativa, acesse nosso site e saiba mais!
E, se você gostou deste artigo, não perca as atualizações do nosso blog!