Perfis de jogadores: conheça o conceito de Bartle!

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Se você gosta da área de desenvolvimento de jogos ou é um entusiasta dos games, entender sobre os arquétipos de Bartle é fundamental. Uma vez que, compreender os perfis dos jogadores e a forma como interagem entre si no decorrer de um jogo é muito importante. Pois, é a partir daí, que se torna possível definir os perfis de cada participante inserido no desenvolvimento do jogo. 

Dessa forma, Richard Bartle definiu 4 perfis de jogadores de acordo com os MUDs (Multi-User Dungeon), que são universos virtuais multiplayer, que combinam narrativa digital, RPG e chats.

Segundo o pesquisador britânico, esses 4 perfis são: Conquistadores, Exploradores, Assassinos e Socializadores (Achievers, Explorers, Killers e Socialites). Entenda agora um pouco mais de cada perfil:

Conquistadores

Movidos por objetivos que o destaquem no jogo, geralmente atraídos por um inventário de badges e troféus, por exemplo. O status formal na hierarquia de níveis costuma ser seu maior orgulho, assim como o pouco tempo que leva para alcançar algo.

Assassinos

Geralmente os assassinos têm habilidades de luta muito praticadas e até que se tornem ganhadores, perdem muitas vidas. Normalmente eles têm o perfil de jogador mais competitivo, movidos pelo desejo de se impor aos outros jogadores, normalmente sob circunstâncias que causam dor e agonia ao oponente.

Socializadores

Para esse perfil de jogador, o jogo é apenas um plano de fundo, eles estão ali pelas pessoas e o que elas falam. Esse tipo de jogador costuma, como o próprio nome diz, ser mais sociável que os demais. Como resultado, motivando desafios entre as equipes.

Exploradores

Movidos pela vontade de descobrir todas as funções do jogo, esse tipo de jogador quer descobrir todas as mecânicas internas além do mapeamento do jogo. Seu perfil curioso tende a buscar sempre o porquê das coisas, ao realizar um desafio. Para eles, o nível alto é um sinal limitado, o jogo pode oferecer muito mais.

O papel dos perfis de personagens

Os personagens têm um papel importante, pois possuem uma função e uma história a ser seguida. Sendo assim, cada arquétipo segue uma motivação e abordagem diferente, direcionados ao perfil de cada jogador.

Nesse sentido, é importante compreender que há possibilidades de encontrar um jogador que possua as características de 2 ou mais perfis. Como exemplo, um socializador que tem motivação características do perfil dos conquistadores. 

Por fim, a responsabilidade do game designer é elaborar dinâmicas que conectem esses vários elementos, gerando interação, equilíbrio e motivando os jogadores.

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