Gamificação: 5 benefícios em treinamentos corporativos

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem nunca participou de um treinamento enfadonho, com um Power Point desatualizado e um palestrante que não parou de falar por 2h corridas? Bem, se essa já foi sua realidade, temos uma novidade. A gamificação em treinamentos corporativos chegou para revolucionar essa situação! 

Nesse sentido, ao contrário das tradicionais aulas presenciais, a gamificação permite que o treinamento corporativo seja interativo, com objetivos lineares ou em grupos. Isto garante maior autonomia aos colaboradores, que se veem como agentes de ação do próprio conhecimento. 

De acordo com uma pesquisa da Review, 42,95% dos entrevistados afirmam que sentem prazer ao utilizar elementos de games em suas rotinas de trabalho. Além disso, 72% destes profissionais relatam que os jogos incentivam a participação ativa em suas funções. Veja, a seguir, alguns benefícios da gamificação em treinamentos corporativos. 

1) Diversão para aprender

Antes de tudo, a gamificação para treinamentos corporativos proporciona um momento de entretenimento. Ou seja, para aqueles colaboradores que têm dificuldade em participar destas ações, os jogos podem ajudar, fornecendo um ensino mais lúdico. Além disso, essa é uma maneira de ajudar na memorização de práticas e conteúdos densos. 

2) Treinamentos interativos 

Atualmente, é importante atualizar alguns processos internos das empresas que já não funcionam mais. Antes, as capacitações eram focadas em um palestrante falando e colaboradores tentando acompanhar linhas de raciocínio expostas. 

Agora, essas situações não são mais aceitáveis, porque é de conhecimento comum que a interatividade estimula o aprendizado. E isto acontece a nível individual e em grupo também. 

3) Feedbacks constantes, em tempo real

Durante uma atividade de gamificação para treinamentos corporativos, é possível promover feedbacks instantâneos e em tempo real para o colaborador. Dessa forma, é possível acompanhar de perto a evolução do participante e todos os pontos em que ele pode melhorar. 

Além disso, com essa ferramenta, o colaborador ganha autonomia para identificar suas lacunas de conhecimento, ao mesmo tempo que toma decisões na prática, durante o jogo.

4) Promovem mudanças efetivas

Outro fator importante que a gamificação para treinamentos corporativos proporciona é a mudança de comportamentos e hábitos. Isso porque elementos do jogo, como as fases, permitem repetições e revisões. 

Dessa maneira, é possível estimular o autoconhecimento em seus colaboradores, além da gestão do próprio tempo e organização. Afinal, para alcançar os resultados, será preciso reter conhecimentos e diminuir a incidência de erros. 

5) Incentiva o engajamento e diminui o turnover

Finalmente, a gamificação para treinamentos corporativos estimula a participação de colaboradores a se capacitarem e desenvolverem seu talento. Dessa maneira, a empresa consegue evitar a rotatividade de funcionários por mais tempo, porque estes passam a se sentir parte da empresa. 

Nesse sentido, os jogos permitem uma melhor compreensão de suas atividades na empresa, além de valorizar o talento já existente. Isso ajuda a diminuir a insegurança no ambiente de trabalho e otimiza as operações do dia a dia.

Gamificação para treinamentos corporativos OGG

A OGG é pioneira no desenvolvimento de jogos e simuladores empresariais, com plataforma 100% virtual no Brasil. Nossas soluções incluem aspectos decisivos de administração estratégica em simuladores. Além disso, promovemos a socialização de colaboradores com Onboarding e atualizações de processos e cultura organizacional da sua empresa.

Para saber mais sobre os jogos e simuladores OGG ou outras soluções em gamificação para treinamentos corporativos, acesse nosso site e saiba mais!

E, se você gostou deste artigo, não perca as atualizações do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *