Serious Game: como escolher para o seu treinamento?

Tempo de leitura: 3 minutos

Cada vez mais os Serious Game têm sido utilizados pelas empresas como método de treinamento. Uma vez que, como os treinamentos teóricos são focados nos conceitos, os jogos sérios são versáteis e escaláveis.

Acima de tudo, eles permitem que os participantes utilizem todo seu potencial criativo, onde o ensino também ocorre por meio da prática, entregando resultados mensuráveis.

Dessa forma, a ênfase na aquisição prática de novas habilidades, principalmente comportamentais, pode ser uma estratégia para superar desafios em que treinamentos convencionais não são eficientes. 

Em resumo, os Serious Games trazem benefícios como o engajamento dos colaboradores, aumento da produtividade, desenvolvimento de competências e melhorias nos resultados da empresa. Além de muitas outras vantagens.

Entretanto, o que deve ser levado em consideração na hora da escolha do game correto para o treinamento do seu público alvo?

Destacamos algumas perguntas que você deve se fazer enquanto escolhe o jogo sério correto para o seu negócio:

1 – Você sabe qual o nível das habilidades dos seus colaboradores?

Além da capacitação, os Serious Games são muito utilizados para avaliar o nível de habilidade de quem o joga, antes mesmo do desenvolvimento do treinamento. 

Antes de tudo, quanto mais você souber sobre o público alvo do game, mais informações vai ter para desenvolver uma capacitação mais assertiva. Já que, ao ter como base as deficiências dos aprendizes, torna o programa muito mais eficiente.

2 – Qual o seu objetivo para o treinamento?

A princípio, essa é uma das perguntas mais difíceis do processo. Uma vez que, quando tentamos recriar um cenário muito abrangente, podemos acabar ignorando quais são as principais habilidades que devem ser trabalhadas. 

Logo após entender quais são as habilidades e conhecimentos que serão desenvolvidos, você deve estruturar o ambiente mais adequado possível. Dessa forma, você irá motivar os aprendizes a colocarem em prática os conhecimentos teóricos adquiridos.

Enquanto pensa nas etapas do jogo, leve em consideração que o participante deve vivenciar as consequências de suas ações. Ou seja, ele perceberá quais são as mudanças de comportamento necessárias para sua capacitação ao longo do treinamento. 

Dessa forma, a experiência deve contribuir para um aprendizado duradouro e um treinamento contínuo deve ser cogitado.

3 – Qual o foco do seu treinamento?

Em princípio, para chegar aonde queremos, devemos ter foco. Anteriormente, falamos que ao criar um cenário muito completo, podemos perder o foco do treinamento. Dessa forma, para garantir melhores resultados, o ideal é que o Serious Game seja o mais objetivo possível. 

Enquanto as etapas forem muito longas ou os participantes receberem muitas informações em diferentes cenários, o aprendizado pode ser prejudicado, dificultando a memorização. Ou seja, revise o serious game considerando eliminar conteúdos e exercícios desnecessários para o momento, assim o participante não perde o interesse no programa de treinamento.

Como o treinamento de um Serious Game é aplicado?

O formato digital dos jogos sérios permite que os treinamentos sejam distribuídos de diversas formas, como aplicativos de celular ou programas instalados no computador. Assim, os jogos sérios são indicados para aumentar a adesão e efetividade do treinamento, baseados na simulação de habilidades comportamentais e aplicação prática de conhecimentos.

Consequentemente, acabam motivando a experiência do participante com processos direcionados à educação e aprendizagem autodirigida. 

Por fim, a OGG é pioneira nas ofertas de treinamento 100% digitais no Brasil. Conheça mais sobre os simuladores online para treinamentos dinâmicos corporativos e desenvolvimento de lideranças. 

Para mais informações sobre nossas estratégias de gameficação em simulação empresarial ou conhecer nossos jogos, acesse o site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *