Gamificação na Logística: como ela pode reduzir custos?

Tempo de leitura: 3 minutos

A gamificação na logística pode trazer muitas vantagens para uma empresa desse setor. Isso porque é possível proporcionar um engajamento maior da equipe, com estratégias de treinamento inovadoras e eficientes. Além disso, é essencial para otimizar as operações e melhorar resultados. 

Essa atividade consiste em utilizar elementos do universo dos jogos eletrônicos, como sistemas de pontuação, criação de rankings ou placares, fases que exigem determinadas ações para passar etc. Com o objetivo de proporcionar aos participantes uma experiência prática para testar seus conhecimentos, aumentando as chances de aprendizado e desempenho. 

Veja, a seguir, alguns benefícios dos jogos empresariais na área de transporte e logística e como utilizá-los de forma prática. Boa leitura! 

Vantagens da gamificação na logística

Os jogos sérios, ou jogos de empresas, podem trazer muitos benefícios para uma empresa de logística, se aplicados de maneira correta. Confira a seguir!

Conteúdo personalizado

Antes de tudo, um dos principais benefícios da gamificação na logística é que a empresa pode escolher simulações e jogos que se relacionem com as necessidades do seu negócio. Ou seja, o objetivo do jogo é, justamente, se alinhar às demandas do treinamento. 

Nesse sentido, o jogo traz uma simulação de situações que fazem parte da rotina de trabalho. E isto traz o fator de relevância para o treinamento ou capacitação do colaborador. Afinal, é uma situação que permite a visualização da realidade e como as tomadas de decisões afetam as operações. Isso gera mudanças e melhora a experiência dos participantes. 

Tecnologia moderna

Atualmente, muitas empresas sentem a necessidade de desenvolver treinamentos para realizar a atualização de uso de determinadas ferramentas ou mesmo para estimular alguma habilidade ou competência. 

Dessa forma, o uso da gamificação na logística traz uma modernização para um treinamento que era, antes, sistemático e tradicionalista. Agora, é mais simples lidar com conceitos teóricos densos e verificar se os colaboradores conseguem acompanhar estas mudanças. 

Desenvolver autonomia

Em suma, a gamificação na logística desenvolve em seus colaboradores o senso de autonomia. Isso porque, para participar de um simulador ou jogo empresarial, o colaborador terá que fazer escolhas próprias, como requisito para avançar fases e resolver problemas. 

Assim, esta é uma atividade que permite não apenas valorizar o intelecto do seu colaborador, mas verificar em quais quesitos ele tem dificuldade. Ou seja, os jogos são ferramentas para estimular a criatividade e gerar oportunidades de crescimento e aprendizagem efetiva. E estas soluções afetam positivamente todas as operações de uma empresa. 

Engajamento da equipe

Com a gamificação na logística, é possível incentivar o engajamento de seus colaboradores. Primeiro, porque a atividade permite que o treinamento seja mais lúdico e prático. Segundo, porque é uma maneira de incentivar o trabalho em equipe para resolução de problemas. 

Terceiro, porque conceitos extremamente densos e importantes são ensinados de forma mais dinâmica e pontual. Finalmente, os jogos proporcionam a sensação de recompensa, conforme o participante progride nas fases, estimulando a participação. 

Conheça os jogos e simuladores OGG

A OGG é pioneira no desenvolvimento de jogos e simuladores empresariais, com plataforma 100% virtual no Brasil. Nossas soluções incluem aspectos decisivos de administração estratégica em simuladores. Além disso, promovemos a socialização de colaboradores com Onboarding e atualizações de processos e cultura organizacional da sua empresa.

Para saber mais sobre os jogos e simuladores OGG ou outras soluções para gamificação na logística, acesse nosso site e saiba mais!

E, se você gostou deste artigo, não perca as atualizações do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *