Gamificação x Aprendizagem baseada em jogos: entenda a sua diferença

Tempo de leitura: 3 minutos

Apesar destes dois termos serem semelhantes e possuírem contato direto com os jogos, não significa que são a mesma coisa. Por isso, hoje vamos apresentar o conceito de aprendizagem baseada em jogos e da gamificação, para esclarecer por vez a confusão entre os dois conceitos.

De forma geral, as duas metodologias são extremamente benéficas no ensino, porém possuindo objetivos e aplicações diferentes. Continue conosco nessa leitura e saiba mais!

Aprendizagem baseada em jogos

O primeiro ponto a ser apresentado é que, ao contrário da gamificação, aqui os participantes aprendem brincando. Nesse sentido, os jogos são utilizados como forma de melhorar a experiência do aprendizado, atuando como um complemento ao conteúdo teórico. 

Também conhecida como Game Based Learning, a aprendizagem baseada em jogos é uma metodologia que estimula a concentração e compreensão de forma lúdica e desafiadora. Dessa forma, utiliza jogos para fins didáticos, com a proposta de resolução de problemas pelos participantes, resultando em recompensas. 

A aprendizagem em jogos é majoritariamente utilizada no meio acadêmico, como em escolas e em universidades. Nesse sentido, o educador propõe uma dinâmica mais lúdica após a apresentação teórica do conteúdo.

Por exemplo, o uso do jogo de tabuleiro banco imobiliário, que pode ser utilizado com objetivo de proporcionar um melhor entendimento matemático. Uma vez que nesse jogo há soma, subtração, multiplicação e divisão, tornando o processo de aprendizagem muito mais divertido e proveitoso. Em suma, são formas de engajar com a matéria, despertando e mantendo o interesse do aluno. 

Gameficação

Já a gamificação, ao contrário da aprendizagem baseada em jogos, trabalha trazendo os aspectos dos jogos para o mundo real, não com um jogo já existente. Nesse sentido, a gamificação é uma metodologia utilizada em maior peso no meio universitário e nos treinamentos corporativos.

Pois ela torna o processo de aprendizado mais dinâmico e imersivo ao se utilizar dos elementos de jogos para a apresentação do conteúdo. Sendo assim, a gamificação proporciona uma maior flexibilidade na abordagem de assuntos complexos e mais densos.

Nesse sentido, é por meio de uma narrativa atrativa e de um desafio proposto, que é possível inserir os participantes em uma simulação de um ambiente corporativo. Ainda, colocando prêmios, emblemas e ranks a serem conquistados pelos participantes, tornando toda dinâmica mais atraente. 

Em suma, a gamificação possui como principal objetivo engajar e motivar universitários e profissionais no decorrer do novo aprendizado. Ainda, quando se utiliza da gamificação em treinamento corporativos, há possibilidade de estabelecer uma comunicação objetiva e clara entre membros de equipes de diferentes setores. 

OGG Simulation

Agora que já ficou mais claro qual a diferença entre gamificação e aprendizagem baseada em jogos, te convidamos a conhecer as nossas soluções para treinamentos. 

A OGG Simulation é pioneira no desenvolvimento de simuladores gamificados para treinamentos corporativos e acadêmicos, 100% digitais. São 7 simuladores empresariais que trabalham setores diversos e mais o Beergame que simula a atuação da cadeia de suprimentos.

Acesse nosso site e converse com um de nossos especialistas para conhecer mais sobre nossas soluções gamificadas!

E se gostou desse conteúdo, te convidamos a acessar o nosso blog para mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *