Ensino Híbrido – entenda o conceito e como aplicar na sua aula!

Tempo de leitura: 4 minutos

A modalidade híbrida que chegou como forma de auxílio, mas que revolucionou o ensino e permanece como parte dele. De forma bastante resumida, o ensino híbrido envolve mesclar as atividades presenciais com o uso de recursos no ambiente virtual.

Dessa forma, é possível aplicar a aprendizagem híbrida do ensino infantil até o ensino superior, incentivando os estudantes a terem autonomia e protagonismo na hora de estudar.

Leia mais sobre: Treinamentos Corporativos – por que usar a modalidade híbrida?

Continue conosco nessa leitura e saiba como aplicar essa modalidade a suas aulas!

Conceito de Ensino Híbrido

Conhecido também como “blended learning”, o conceito do ensino híbrido é a combinação do presencial, realizado em sala de aula, com o ensino a distância, que utiliza tecnologias para dar continuidade à educação.

De acordo com o Instituto Clayton Christensen, o ensino híbrido possibilita a personalização do processo de aprendizagem, baseado na cultura da instituição.

Isso permite aplicar a tecnologia com a intenção de acrescentar conteúdo aos estudantes. Como resultado, o aspecto presencial das aulas mais tradicionais, que tem como foco a interação entre o professor e o aluno, não é perdido.

A importância do ensino híbrido na era moderna

O ensino híbrido e suas modalidades representam um grande rompimento dos modelos tradicionais de sala de aula. Sendo assim, ele promete aumentar o engajamento dos estudantes, estimulando-os a colocar em prática o que aprenderam.

Alguns dos benefícios conhecidos dessa metodologia são:

  • Otimização do tempo;
  • Construção do conhecimento mais atrativa e eficiente;
  • Aumento na autonomia;
  • Adequação de metodologias de aprendizagem diferentes;
  • Incentivo à colaboração entre alunos e professores.

Esses benefícios transformarão a experiência de aprendizado do estudante e entregarão aos educadores dados importantes sobre seus alunos, permitindo que as aulas sejam constantemente aprimoradas.

Modelos de Ensino Híbrido

Além de ser sustentado ou disruptivo, o ensino híbrido é muito amplo. Rotação por estações, sala de aula invertida e laboratório rotacional são apenas alguns desses modelos.

Os modelos podem ser utilizados de acordo com as características dos estudantes, potencializando sua educação ao máximo. Separamos 3 desses modelos e vamos te explicar um pouco mais sobre eles:

– Sala de Aula Invertida: É o modelo onde o aluno estuda o conteúdo virtualmente, tendo uma presença mais ativa em sala de aula. Esse modelo de ensino híbrido permite que o estudante faça perguntas e comentários relevantes para seu desenvolvimento e de seus colegas.

Leia mais sobre: Sala de Aula Invertida – conceito e como aplicar esta estratégia?

– Flex: Um modelo amplamente usado durante a pandemia Covid-19. Nesse modelo de ensino híbrido, o estudante segue um roteiro entregue por uma plataforma digital, realizando as atividades em dois momentos: sozinho ou com a ajuda de um tutor/professor. Uma das vantagens do modelo Flex, é a possibilidade de intercalar atividades individuais e coletivas.

– À la carte: Um dos modelos mais desafiadores, consiste em dar autonomia para o estudante escolher qual disciplina cursar, sendo ela virtual ou presencial. Esse modelo de ensino híbrido costuma funcionar melhor em instituições que já adotam a personalização da educação.

Como implementar em sua instituição

Para a implementação do ensino híbrido em sua instituição de ensino, é necessária muita paciência, pesquisa e experimentação.

Cada instituição tem uma realidade e necessidade diferentes, então, faça uma reflexão e tenha seus objetivos bem definidos. Assim, será mais fácil na hora de decidir qual o modelo de ensino híbrido melhor se adequa aos resultados que você deseja obter.

Uma vez que definir esses objetivos, lembre-se que para implementá-lo é preciso preparo acadêmico, pedagógico, estrutural e tecnológico. Nesse cenário, o educador será a ponte entre o protagonismo dos estudantes e o direcionamento e incentivo à educação.

A OGG é pioneira no desenvolvimento de jogos e simuladores com plataforma 100% virtual no Brasil. Possuímos diversos jogos sérios, eles contribuem no engajamento dos estudantes e no trabalho em equipe!

Para saber mais sobre as soluções em gamificação da OGG ou optar por aderir ao ensino híbrido em sua instituição, entre em contato com um de nossos especialistas e solicite um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *