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Com a internet e as redes sociais, cada vez mais as empresas estão ganhando visibilidade e se aproximando dos clientes e profissionais da sua área. Para encontrar consumidores engajados com a marca, primeiramente devemos envolver os colaboradores com as propostas de valor da empresa. Sendo aqui, que passamos a ter contato com o conceito de Employer Branding.
Isso se deve ao fato de que é o colaborador quem está em contato direto com o cliente. Assim, podendo repassar esse valor de forma mais direta, materializando os diferenciais encontrados ali.
Por conta disso, o conceito de marca empregadora entrou em evidência, onde práticas de Employer Branding se mostraram fundamentais para manter o engajamento positivo da marca.
Em outras palavras, podemos dizer que Employer Branding trata da reputação do empregador. Sendo muitas das vezes associada ao sucesso das empresas na seleção e no recrutamento de talentos, se estendendo até os casos de retenção.
Pensando em tudo isso, reunimos neste artigo as principais informações sobre o Employer Branding. Acompanhe para entender!
O que é Employer Branding
O termo foi usado pela primeira vez na década de 90, em um artigo publicado por Simon Barrow e Tim Ambler no Journal of Brand Management. Traduzido do inglês, Employer Branding significa literalmente, Marca Empregadora.
Em outras palavras, Employer Branding trata dos atributos que uma empresa tem como empregadora, indicando como os profissionais se sentem na instituição e em seu ambiente de trabalho, o que resulta na reputação da empresa.
Essa reputação é construída ao longo do tempo e inclui diversas ações e estratégias que irão gerar uma imagem positiva da empresa para os colaboradores, clientes e futuros candidatos.
De maneira geral, a maioria das organizações evidencia inicialmente pontos básicos como:
- Um dia de trabalho na empresa;
- Benefícios ofertados;
- Os diferenciais da empresa (que vão além de valores tangíveis e financeiros);
- A perspectiva de crescimento e plano de carreira.
Se aplicarmos o Employer Branding de maneira planejada e estruturada, é possível criar consciência sobre o ambiente de trabalho da empresa.
Com os resultados, você pode apresentar a organização como um ótimo lugar para se trabalhar. Assim, aumentando o interesse de futuros funcionários e engajando os funcionários atuais.
Além disso, esses mesmos resultados podem direcionar a instituição sobre os pontos que devem ser considerados para melhorar sua reputação.
Qual a sua importância?
O cenário atual em que o mercado se encontra, tem mostrado cada vez mais a importância de contar com os melhores talentos nas organizações. Isso acontece pois esses talentos ajudam a diferenciar o negócio, mantendo-o competitivo e forte no mercado.
Além disso, com as boas estratégias de Employer Branding, é possível aumentar a produtividade na empresa. Uma vez que os colaboradores estão mais engajados e satisfeitos com sua rotina de trabalho.
Pensando agora nos reflexos financeiros, o Employer Branding contribui na redução dos gastos de contratação. Pois a retenção dos colaboradores e a procura pela empresa são maiores.
Por fim, podemos dizer que trabalhar com Employer Branding vai além de uma boa estratégia de marca, pois promove a satisfação de quem faz parte da empresa.
A essa altura, ficou evidente que um Employer Branding positivo é fundamental para qualquer empresa que busca pelos melhores profissionais em sua equipe, aumentando sua competitividade no mercado.
E a sua empresa, já está construindo uma boa reputação como empregadora?
Se você gostou de saber mais sobre esse assunto, acompanhe as matérias do blog e indique para um colega que também vai gostar dessa informação!