Desenvolvimento de Lideranças com Jogos Empresariais

Tempo de leitura: 3 minutos

Ao contrário do que muitos pensam, liderança não é uma habilidade inata, mas que, pode sim, ser desenvolvida. De forma geral, é a capacidade emocional de alinhar um time para que, em conjunto, seja possível alcançar suas metas e objetivos. O desenvolvimento de lideranças não é algo simples, porém possível.

Em suma, um líder é aquele que orienta, motiva e encoraja, gerando uma influência positiva sobre a sua equipe. Ponto muito importante, é que a liderança não manda, mas sim, faz com que os colaboradores passem a atuar de forma voluntária e entusiasmada para atingir os objetivos.

E como falamos anteriormente, essa competência pode ser desenvolvida. E não precisa ser por meio de estudos teóricos e leitura de diversos livros. Que muitas vezes, por somente permear os conceitos teóricos, não torna a pessoa realmente apta para liderar na prática. 

Assim, uma forma dinâmica e lúdica para formar novos líderes surge: a Gamificação! Continue conosco e saiba mais sobre como jogos empresariais podem auxiliar no desenvolvimento de novas lideranças

Quais as principais características de um líder?

Quando partimos para o treinamento e desenvolvimento de novas captações, é muito importante ter em mente quais as principais características a serem despertadas. Nesse sentido, um bom líder é aquele que possui:

  • Inteligência emocional;
  • Comunicação clara;
  • Empatia;
  • Inspiração;
  • Capacidade de realizar feedbacks;
  • Capacidade de valorizar e reter talentos;
  • Resolução de conflitos;
  • Tomadas de decisão racionais;
  • Curiosidade sobre o novo.

Jogos Empresariais para desenvolvimento de lideranças

Os jogos recriam muitas situações do cotidiano de uma empresa, tornando o aprendizado lúdico e dinâmico, desenvolvendo novas habilidades dos colaboradores.

Quando este é voltado para o desenvolvimento de lideranças, os jogos empresariais possuem as mesmas características que os principais jogos. O trabalho em equipe e a criação de novas estratégias, mesmo que possam parecer tópicos voltados para o meio corporativo, são ações de grande importância nos jogos. Desde juntar uma equipe para derrotar um chefe de uma fase até a como decifrar um enigma, puzzle, para conseguir um prêmio.

Mesmo que não possa parecer, o cotidiano de uma empresa é um “jogo”. Para cada ação realizada e decisão tomada, um resultado será obtido. Da mesma forma que se deixar de realizar determinada tarefa ou não entregar relatório, também terão seus resultados.

A questão é que, nos jogos empresariais, todos esses momentos de tensão ocorrem de forma leve, uma vez que, errando, é possível que o jogador receba feedbacks instantâneamente. Possibilitando, posteriormente, que o jogo possa ser reiniciado, com o jogador já possuindo noção das suas ações.

Assim, cada jogador possui uma função própria, que gera influência para conquistar o jogo. Como resultado, cada um dos líderes que passam por jogos empresariais, se tornam mais autônomos, delegando funções, buscando novos caminhos e realizando overview sobre a situação geral

E é justamente com essa mesma leveza, que os treinamentos para desenvolvimento de liderança com jogos ocorrem. Por meio de simuladores empresariais, é possível recriar pequenas ou grandes empresas, colocando situações da vida real, como concorrências, crises, metas e novos objetivos a serem conquistados.

OGG Simulation

A OGG é pioneira em oferecer treinamentos 100% digitais no Brasil. Com simuladores online, oferecemos treinamentos corporativos para desenvolvimento de lideranças de maneira dinâmica e lúdica.

Acesse nosso site e saiba mais sobre os simuladores OGG e conheça nossos jogos empresariais para desenvolvimento de lideranças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *