Hard Skills e Soft Skills: quais as principais diferenças?

Tempo de leitura: 4 minutos

Toda área de uma empresa possui características específicas e os profissionais que atuam nelas, precisam de uma junção de habilidades necessárias para cumprir suas tarefas. Por conta disso, é necessário estudar e aprimorar constantemente suas hard e soft skills, que hoje são tão solicitadas pelas equipes de RH. 

As hard skills e soft skills, consecutivamente, chamadas de habilidades técnicas e comportamentais, ajudam a identificar as principais competências requeridas para certa  vaga. E, normalmente, são filtros em processos seletivos.

Como as habilidades estão em constante desenvolvimento, para acompanhar a tecnologia e o mercado de trabalho, a maioria das empresas fornece treinamentos de capacitação profissional.

Isso pode ser muito mais efetivo com a implementação dos treinamentos por simulação. Assim, entregando resultados assertivos que direcionam o gestor quanto às habilidades desenvolvidas.

Neste artigo vamos explicar as principais diferenças entre os conceitos de hard e soft skills e o desenvolvimento de habilidades com o uso de treinamentos por simulação.

O que são Hard Skills

As Hard Skills, ou habilidades técnicas do profissional, são todos os conhecimentos aprendidos em sala de aula, graduações, especializações. Enfim, é todo e qualquer conhecimento que pode ser comprovado por meio de diplomas, avaliações ou testes.

Dessa forma, para começar a aplicar conhecimentos técnicos, você precisa ter uma boa base de informação. E quanto maior essa base, melhor o nível de atuação do profissional.

Por um tempo, as hard skills foram a principal fonte de análise de um candidato, por serem mais fáceis de mensurar

Alguns exemplos de habilidades técnicas são: 

  • Domínio de línguas estrangeiras; 
  • Programação;
  • Domínio do Excel Avançado;
  • Gestão de pessoas e gestão de projetos.

O que é Soft Skill

As soft Skills, ou habilidades comportamentais de um profissional, estão ligadas às suas habilidades mentais e capacidade de lidar com as emoções.

Sendo assim, as habilidades comportamentais dificilmente podem ser desenvolvidas de forma automática. Mas podem ser aprimoradas por meio de palestras, workshops e treinamentos.

Embora todos nós tenhamos habilidades sociais, para identificar as soft skills é necessário um olhar atento para si. Dessa forma, muitas vezes certificados ou formações não são suficientes para o reconhecimento das soft skills, que tendem a ser melhor destacadas em dinâmicas, testes comportamentais e psicológicos, por exemplo. 

Algumas das soft skills mais conhecidas são: 

  • comunicação;
  • liderança;
  • organização; 
  • proatividade; 
  • e resolução de conflitos.

O desenvolvimento de habilidades em treinamentos por simulação

As simulações podem ser utilizadas tanto no treinamento de colaboradores quanto no recrutamento de candidatos. Por conta disso, os profissionais de RH sabem que, cada vez mais, podem contar com a tecnologia para acelerar e aprimorar seus processos de contratação e treinamentos internos.

A capacitação por simulação permite que o colaborador tenha uma participação mais ativa do que a teoria e prática tradicional permitem. Além disso, todas as respostas são mensuradas entregando indicadores de melhoria ou pontos fortes de cada treinando.

Isso quer dizer que o treinamento por simulação é mais imersivo e garante contextos mais realísticos, deixando os participantes mais entusiasmados e engajados.

Quando pensamos no recrutamento, as simulações permitem filtrar rapidamente os candidatos que não têm os requisitos específicos por meio de testes analíticos. Assim, podemos concluir que o desenvolvimento contínuo das habilidades técnicas e comportamentais é fundamental para garantir maiores probabilidades de contratação.

Além do mais, existem inúmeras pesquisas nacionais e internacionais que indicam quais estão sendo as habilidades mais solicitadas pelo mercado de trabalho. Então, você pode se basear nessas pesquisas para traçar um caminho de capacitação e desenvolvimento profissional.

Seja por meio de simulação, palestra, workshop, prova ou dinâmica, continue buscando conhecimento técnico e autoconhecimento, para construir uma base sólida para sua carreira.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato com um de nossos especialistas. A OGG é pioneira no desenvolvimento de jogos e simuladores empresariais, em plataforma 100% web.

As ferramentas de simulação empresarial da OGG possibilitam a integração de diversos elementos teóricos com a prática empresarial.

Deixe um comentário contando pra gente: Qual skill você acha mais difícil de desenvolver: Soft ou Hard? Compartilhe esse post com alguém que precisa entender a importância das habilidades profissionais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *