Tempo de leitura: 3 minutos
A gamificação no recrutamento de novos colaboradores tem se apresentado como uma estratégia para engajar os candidatos. Conseguindo ainda avaliar suas competências técnicas e comportamentais, aumentando a assertividade nas contratações.
Além disso, a gamificação no processo de recrutamento pode apontar informações mais profundas do candidato mais aderente ao fit cultural da empresa. Indo até a indicação qual a melhor forma de aprendizado e desenvolvimento para o futuro colaborador.
Continue conosco nessa leitura e saiba mais sobre a gamificação no recrutamento!
Como funciona a gamificação nos recrutamentos?
Para entender como funciona a gamificação no recrutamento, é necessário compreender seu conceito. De forma resumida, a gamificação consiste na aplicação de jogos sérios personalizados de acordo com o objetivo da empresa. Podendo ser aplicados para o recrutamento e treinamento de equipes, por exemplo.
Nesse jogo, é desenvolvida uma dinâmica que desafia o candidato, testando seus conhecimentos e mensurando suas competências técnicas e comportamentais.
Leais mais sobre: Recrutamento: como a simulação empresarial pode ser uma ferramenta?
Você já refletiu sobre os benefícios que a gamificação implementa aos recrutamentos?
Otimização do tempo com jogos dinâmicos, capacitação dos candidatos com aprendizado interativo e uma equipe motivada por trabalhar em uma empresa que aplica metodologias inovadoras são algumas das principais vantagens da gamificação no recrutamento.
Nesse sentido, é possível criar um fortalecimento da marca para os colaboradores. Assim, a inovação com a gamificação permite que uma empresa apresente sua cultura e essência durante o recrutamento, focando no lúdico e na atuação prática.
Por fim, a entrega dos resultados gerados por um recrutamento gamificado dá a oportunidade do recrutador mostrar ao candidato sua real aderência à vaga. Bem como, diferentes caminhos que irão aprimorar seu aprendizado.
A gamificação é personalizada, mas essa dica vai te direcionar por onde começar…
Como já citamos em outras matérias no blog da OGG, você precisa entender o conceito da gamificação, ter um objetivo bem definido, uma equipe consciente do que está acontecendo além da análise e comparação dos dados coletados.
Isso parece simples de planejar, mas todas as situações têm suas particularidades e a parte mais difícil se torna aplicar a ideia. Ou seja, tirar ela do papel.
Um bom caminho para aplicar a gamificação no recrutamento, é começar do básico, ir pelo caminho mais simples. Conforme você for dominando novas ferramentas e compreendendo melhor seus objetivos, pode trabalhar nas estruturas e incrementar os desafios.
Não é fácil criar projetos do zero. Por isso, você pode pesquisar a se inspirar em propostas gamificadas de outras empresas, personalizando o game para atingir as suas demandas.
Portanto, quando você decidir implementar a gamificação no seu recrutamento, conte com a OGG. Nossos simuladores proporcionam um aprendizado 100% digital, garantindo feedbacks em tempo real para os participantes e recrutadores.
Para saber mais, navegue pelo nosso site ou entre em contato com um de nossos especialistas e conheça melhor as soluções da OGG para recrutamento gamificado.
Se você gostou dessa matéria, acompanhe nosso blog e nos siga nas redes sociais!