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Para obter destaque no mundo do trabalho, cada vez mais o constante desenvolvimento de competências é exigido dos colaboradores. Se não focar em um aprendizado contínuo, com a velocidade em que ocorrem as mudanças no mundo do trabalho, suas habilidades podem perder a validade, devido aos avanços científicos e tecnológicos. Isso quer dizer que, para a empresa, mensurar os conhecimentos e habilidades dos colaboradores, precisou se tornar mais ágil e se apropriar de mais ferramentas para acompanhar seu desenvolvimento. Sendo assim, os indicadores de treinamento costumam ser a solução para o setor de RH identificar a eficácia do programa de capacitação aplicado.
Sem os indicadores você não terá as informações necessárias para medir a eficiência dos seus treinamentos, o nível de conhecimento de seus colaboradores e nem entender os pontos de melhoria que sua empresa precisa para se destacar.
Se você ainda não aplica o uso de métricas na sua empresa, continue lendo para entender os principais indicadores de treinamento, sua importância e como mensurar a eficácia desses indicadores.
Principais Indicadores de treinamento e desenvolvimento
Os indicadores de treinamento são as métricas, ou seja, dados que permitem evidenciar que o objetivo proposto foi cumprido. Eles são muito usados em ações educacionais, mas podem ter diversas aplicabilidades.
Com o uso da tecnologia por meio de simuladores e jogos empresariais ou plataformas de gestão, podemos obter esses dados em tempo real. Bem como, a acompanhar o progresso do colaborador.
Conheça os principais indicadores
Dessa forma, para te ajudar a saber o que medir nesse processo e não perder tempo e esforço, trouxemos 6 indicadores muito importantes:
#1 Taxa de Adesão
Pode calcular dados como o número de colaboradores que participaram e quantos evadiram do treinamento.
#2 Reação dos colaboradores ou participantes
Coleta a opinião dos colaboradores quanto à eficiência do treinamento.
#3 Aproveitamento Individual
Avalia a aprendizagem individual de cada colaborador, indicando quais estão com dificuldade e precisarão de reforços.
#4 Horas de Treinamento por pessoa
Indica o tempo de treinamento de cada colaborador, que costuma estar assimilado à sua competência profissional.
#5 Taxa de Retenção
Principalmente aplicado em eventos que duram mais de um dia, com ele é possível verificar a porcentagem de pessoas que iniciaram e finalizaram o processo.
#6 Qualidade do Conteúdo
Indica quanto o conteúdo apresentado em palestras e treinamentos foi realmente relevante para sua capacitação.
Se você conciliar a aplicação de todos esses indicadores realizará ações muito mais produtivas, demandando menos tempo, energia e dinheiro.
Após identificar os melhores indicadores, você ainda precisa pôr a mensuração na prática. Já que, cada indicador escolhido exige uma análise diferente, separadas em quantitativas e qualitativas.
Ao escolher os dados a serem mensurados, pesquise sobre as tecnologias ou metodologias que podem ser aplicadas, para te ajudar no controle das informações. Por exemplo, jogos empresariais ou simulações empresariais costumam ser grandes aliados da coleta e mensuração de dados.
Além disso, eles costumam entregar os resultados em tempo real, incentivando os colaboradores a enfrentarem os desafios impostos de forma lúdica e divertida. Assim, aumentando a satisfação do colaborador com a empresa.
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