Tempo de leitura: 3 minutos
Você já utilizou um Simulador de Cooperativas? Gostaria de saber mais informações sobre o que é e como funciona esta ferramenta? Então, o artigo de hoje é totalmente dedicado a você, leitor, que deseja entender um pouco mais sobre esta estratégia de ensino!
Antes de explicar os diferenciais da nossa solução, precisamos entender o conceito de um simulador virtual e para que ele serve. Pensando nisso, decidimos agregar ao nosso texto um breve conteúdo que facilitará sua compreensão. Fique conosco nessa leitura e confira!
Entendendo os simuladores virtuais
Antes de tudo, vamos exercitar nossa imaginação por um minutinho. Então, pare tudo o que está fazendo e crie uma breve imagem na sua mente. Imagine que você é um gestor, administrador, liderança ou mesmo o dono de uma empresa, de qualquer segmento. E, nesta organização, suas equipes estão pouco alinhadas, sem muita perspectiva.
Apesar de seus esforços em provocar uma motivação, tentando provocar o engajamento de seu time, suas tentativas não têm sucesso. Então, você decide observar, de forma mais analítica, a origem deste problema. Você:
- Busca entender seus colaboradores;
- Descobre alguns comportamentos indesejados;
- Verifica certas falhas na comunicação;
- Nota que existem situações positivas que poderiam funcionar melhor.
Depois disso, você decide que uma boa solução para estas pequenas situações problemáticas é intensificar os treinamentos corporativos. Mas, na primeira palestra, já percebe que seu público não demonstra interesse, alguns até parecem menos motivados do que antes. O que fazer, então?
A resposta é simples: inovação. Em suma, existe uma gama de tecnologia disponível, no mercado atual, que permite ressignificar seus treinamentos, aliando teoria e prática, de maneira dinâmica, moderna e eficiente, sem arriscar o futuro da sua empresa. E isto se dá por simuladores.
Estas atividades são planejadas para oferecer aos participantes uma experiência semelhante à realidade de um processo, situação, empreendimento ou mesmo cooperativa, de maneira totalmente segura. Isso acontece por meio de softwares 3D, que permitem a imersão do usuário em uma atividade dinâmica fictícia, que imita a realidade de uma rotina corporativa.
Com isto, é possível desenvolver competências e habilidades pontuais e causar mudanças de comportamento efetivas. Um simulador é uma “cópia” digital da realidade de uma organização ou parte de uma operação real. Isso significa que ele traz uma oportunidade de aprendizado que reflete o dia a dia desta situação, mas permite que o participante aprenda novas técnicas, ações etc., de maneira segura, sem prejuízos.
Saiba mais: Como criar treinamentos com jogos de simulação?
Simulador de Cooperativas – OGG COOP
Finalmente, vamos entender como funciona o simulador de cooperativas da OGG! Com esta ferramenta, é possível simular a gestão de uma cooperativa, em que seus “cooperados”, ou seja, os participantes, possuem total influência nas decisões.
Dessa maneira, é possível desenvolver diversas estratégias e observar as consequências dessas tomadas de decisão. Por exemplo, ao escolher entre receber retornos a curto ou longo prazo, o colaborador enfrentará alguns desafios que exigem o desenvolvimento de suas habilidades em gestão.
Além disso, ao administrar uma cooperativa no segmento agroindustrial, a complexidade desta missão fica ainda maior. Isso porque, além de manter o equilíbrio entre os interesses dos seus cooperados, o participante precisará atuar de acordo com a legislação que fiscaliza a cooperativa.
Nesse sentido, é possível visualizar a diferença entre receber este conteúdo de maneira totalmente explicativa, sem dinamismo, sem interação, como acontece com as tradicionais apresentações de slides. Por outro lado, o simulador de cooperativas traz a inovação em forma de elementos da gamificação, permitindo a jogabilidade.
Para verificar os diferenciais do Simulador de Cooperativas OGG, clique aqui. E, aproveite para marcar um teste guiado, com um de nossos especialistas! Ficaremos felizes com o seu contato!
Se você gostou deste artigo, não perca as atualizações do nosso blog!