Capacitando empreendedores com simulação empresarial

Capacitando empreendedores com simulação empresarial

Tempo de leitura: 2 minutos

Empreender não é uma tarefa fácil! Lidar com o mercado, seus riscos, fatores internos e externos traz inúmeros desafios para os empreendedores e seus empreendimentos. O sonho do sucesso e da sustentabilidade do negócio, muitas vezes acaba nos primeiros meses de operação da empresa.

No Brasil o SEBRAE atua incansavelmente na capacitação dos empreendedores, estudantes e educadores com o objetivo de que as pequenas empresas possam se tornar perenes no mercado e prosperarem. Atualmente (2021) no Brasil existem 19.228.025 micro e pequenas empresas, sendo 9.810.483 MEIs; 6.586.497 ME e o restante empresas EPP e demais categorias. Só nos primeiros nove meses de 2020 o número de MEIs no Brasil cresceu 14,8% (Dados do Portal do Empreendedor).

Infelizmente muitas empresas que abrem prematuramente encerram suas atividades. Os motivos são os mais variados possíveis, mas pode-se destacar dois: gestão ineficiente e precificação sem embasamento.

Muitos esforços empregados para os empreendedores estão concentrados na pré-abertura da empresa. Busca-se dar ferramentas para o empresário criar seu plano de negócios, analisar mercado, buscar fornecedores, levantar equipamentos e estruturas necessárias, entre outros. O problema é: abri e agora? Como tudo isso funciona?

É neste momento que surge a capacitação com o uso de simuladores empresariais ou os jogos de empresas. Eles irão atuar trazendo a realidade de mercado da empresa em funcionamento. Segundo as palavras de um empreendedor “…nos mostra aquilo que vamos enfrentar no dia a dia!”. Semelhante aos simuladores de carros e aviões, por exemplo, emulam a realidade para que o participante possa tomar decisões estratégicas e táticas.

Os jogos de empresas preenchem uma importante lacuna que contempla a capacitação dos empreendedores na tomada de decisão frente a situações de concorrência, contingências e criando uma mentalidade de gestão integrada. Soma-se a isso a prática em situações reais de conceitos ligados a gestão financeira, precificação, fluxo de caixa, aspectos contábeis e gestão de pessoas.

Atualmente o mercado possui simuladores para os mais variados segmentos, desde simuladores de Startups industriais (OGG Startup), simuladores de pequenas empresas (OGG PEM) com diferentes cenários e até simuladores de processos específicos, como por exemplo, logística (Beergame).

A capacitação com os simuladores pode ser feita de maneira individualizada, ou mesmo, em grupos de empresários / empreendedores. Diversos cursos podem ser encontrados através das entidades como Federação das Indústrias, Associações Comerciais e o próprio Sebrae.

A dica é: se for empreender ou se estiver com dificuldade de gerenciar seu negócio, procure um treinamento com o uso de simuladores de empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *