5 Benefícios dos Simuladores Empresariais

Tempo de leitura: 3 minutos

Atualmente, os simuladores empresariais se tornaram uma ferramenta que auxilia professores de diversas áreas a compor aulas, cursos livres, palestras, disciplinas etc. Nesse sentido, eles possuem um alto valor para complementar o currículo de graduações ou pós-graduações nas áreas de negócios, administração, logística e gestão de pessoas. 

Portanto, no artigo de hoje, trazemos algumas informações sobre o benefício de simuladores empresariais, para inspirar educadores de diversos segmentos a utilizar esta ferramenta. Veja, a seguir, os cinco principais benefícios dessa metodologia. Boa leitura!

1) Seus alunos podem ter uma experiência imersiva

Em suma, os simuladores empresariais proporcionam aos seus alunos a união perfeita entre teoria e prática, aliados do professor na rotina de aulas. Isso porque, com um jogo ou simulador virtual, é possível vivenciar uma realidade empresarial no mundo digital. 

Nesse sentido, os elementos da gamificação, usados para compor a atividade, permitem que o aluno utilize conhecimentos teóricos adquiridos nas aulas para participar do simulador de negócios. Ou seja, ele vivencia a prática da gestão, de maneira segura, ativando aquele conteúdo que acabou de aprender. 

2) Maior participação 

Os simuladores empresariais são, basicamente, jogos sérios, em que o aluno se torna responsável pelo gerenciamento de um negócio, cadeia de suprimento, organização ou setor. Dessa maneira, sendo a atividade dinâmica, intuitiva e interativa, é comum que haja uma participação ativa nela. 

Além disso, é uma forma de permitir que o estudante tenha uma vivência imersiva, ou seja, viva o que aprendeu em aulas teóricas, na prática. Assim, ele se torna um agente do próprio processo de aprendizagem e a tendência é que participe com maior engajamento. 

3) Mais motivação nas aulas

O que nos motiva a realizar uma tarefa ou prestar atenção em um conteúdo importante? Com os jogos e simuladores empresariais, é mais fácil motivar uma turma de estudantes, por completo. Isso porque estas atividades estimulam o participante a buscar conhecimento, através de desafios, missões e do próprio enredo. 

Ademais, uma simulação permite criar um ambiente competitivo de maneira saudável, estimulando uma competição saudável e impulsionando o trabalho em equipe. E a própria tarefa traz a motivação para que o aluno busque mais conhecimento e avance no jogo/simulador. 

4) Retenção de conhecimentos

De acordo com especialistas, durante uma aula completamente expositiva, os alunos absorvem cerca de 20% do conteúdo. Contudo, ao realizar atividades práticas, somadas à teoria, a retenção de conteúdo passa a ser aproximadamente 80%. 

Dessa forma, ao inserir simuladores empresariais, ou outras atividades com elementos da gamificação, é possível garantir que os estudantes tenham melhores condições de aprendizagem. Afinal, com um simulador, ele poderá ativar diversas partes do conhecimento, ao experimentar situações reais e poder fazer as próprias escolhas. 

5) Desenvolvimento do pensamento crítico

Um dos principais elementos dos jogos eletrônicos, usados em simuladores empresariais para a educação, é a tomada de decisão para passar por desafios e cumprir missões. Com um contexto real em uma dimensão virtual, o aluno terá que ser flexível e se adaptar para realizar tarefas. 

Esta experiência estimula um pensamento crítico, com base em estratégias, e permite que o participante use a autonomia para lidar com a simulação. Assim, ele aprende com erros e acertos, tendo feedbacks instantâneos de suas ações dentro da dinâmica. 

Você conhece os Simuladores Empresariais OGG?

A OGG é pioneira no desenvolvimento de jogos e simulação empresarial, com plataforma 100% virtual no Brasil. Nossas soluções incluem aspectos decisivos de administração estratégica em qualquer simulador empresarial. Além disso, promovemos socialização de alunos com atividades gamificadas personalizáveis, para disciplinas e cursos de graduação, pós-graduação e MBA. 

Para saber mais sobre os Simuladores Empresariais OGG ou outras soluções para gamificação em sala de aula, acesse nosso site e saiba mais!

E, se você gostou deste artigo, não perca as atualizações do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *