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O jogo de guerra não se refere somente a vencer ou perder! Trata-se de tirar você da sua zona de conforto e ajudá-lo a obter uma visão atualizada e realista da “paisagem competitiva”.
O War Game é uma metodologia que trabalha a simulação de alguns aspectos de conflito em uma determinada situação. Seu objetivo é buscar desenvolver informações para a tomada de decisões e incrementar o processo de análise crítica frente ao mercado competitivo.
Quais os objetivos do War Game?
- Mitigação de Risco;
- Inovação;
- Mecanismo de voz para os times;
- Aprendizagem em tempo real;
- Análise e criação de cenários e soluções.
Como o método funciona?
A metodologia consiste em fornecer informações sobre o mercado e cada equipe determina uma estratégia baseada em critérios padronizados. No “WAR GAME” cada equipe vai gerir empresas concorrentes e todos teriam que desenvolver estratégias oferecendo serviços / produtos similares para um mercado comum. Cada equipe preparara uma estratégia de ataque e as demais se defendem, montando suas estratégias de combate. Uma equipe de “experts” de fora determina quem vence a batalha. Ganha o jogo a equipe que conseguir o maior Market Share.
Devo utilizar na minha empresa?
Se você não está mais colhendo frutos com o planejamento tradicional, está sempre atrás dos concorrentes ou não tem uma visão clara do mercado, você deve buscar um War Game.
Com que frequência devemos utilizar?
Esta é uma resposta que dependerá muito da taxa de mudança do mercado no qual a sua empresa está atuando ou o pela taxa de lançamento de novos produtos/serviços. Normalmente a aplicação única é o mais comum. Não faz sentido executar um jogo repetidamente para testar as mesmas incertezas com os mesmos participantes.
Pode-se utilizar o jogo empresarial de guerra repetidamente para testar a mesma ideia com diferentes participantes. A maioria das pessoas aprende melhor fazendo, e quando compartilham experiências, é mais provável que adotem mudanças.
Quem pode participar e conduzir de um War Game na minha empresa?
Os participantes devem ser originados de várias áreas de negócio da empresa, buscando trazer informações sob diferentes perspectivas. Pode-se ainda agregar parceiros estratégicos que auxiliam a ampliar uma visão externa do mercado.
O jogo embora pareça um tanto simples, requer uma preparação prévia e o domínio do método e seus gatilhos de desenvolvimento. No Brasil a OGG Gamificação Inteligente (www.ogg.com.br) trabalha com este método e já aplicou em várias empresas e mercados.