Liderança Ágil: o que é e como adotar

Tempo de leitura: 4 minutos

Com a velocidade em que o mercado de trabalho atual avança, as práticas tradicionais de liderança ficaram ultrapassadas. Sendo assim, conforme o tempo passa, cada vez mais as empresas começaram a entender a importância de mudar a mentalidade de seus líderes e a liderança ágil surgiu para aperfeiçoar os formatos de gestão.

Há pouco tempo entendia-se que o papel do líder era dar ordens. Por isso, hoje, para conseguir o engajamento dos times é necessário possuir uma abordagem inovadora, o que pode mudar completamente os processos de uma empresa.

Por isso, achamos importante explicar os conceitos e princípios da liderança ágil e como ela pode ser aplicada em simulações empresariais. Continue lendo!

O que é liderança ágil e quais seus princípios

Em 2001, no campo de desenvolvimento de software, a liderança ágil surgiu. A partir daí, ganhou cada vez mais espaço entre as empresas, se tornando um dos estilos favoritos de gerenciamento.

Por conta de sua eficiência e simplicidade, quando a gestão ágil é aplicada cria um ambiente eficaz e molda uma organização diligente.

Baseada na metodologia dos princípios ágeis, esse modelo tem o objetivo de formar líderes capazes de desenvolver a autonomia e as habilidades de toda equipe. Sendo assim, os 12 pilares criados para orientar essa metodologia são:


1 – Satisfazer os consumidores através de entregas antecipadas e contínuas;
2 – Aceitar modificações nos requisitos, mesmo na etapa final do projeto;
3 – Entregar valor frequentemente;
4 – Impedir conglomerados de informações durante os projetos;
5 – Construir projetos em volta de indivíduos motivados;
6 – O método mais efetivo de comunicação é face a face;
7 – Um produto funcional é a principal medida do sucesso;
8 – Manter um passo de trabalho sustentável;
9 – Excelência contínua aumenta a agilidade;
10 – A simplicidade é essencial;
11 – Times que se auto-organizam geram mais valor;
12 – Reflita e reajuste constantemente os métodos de aumentar a eficácia da equipe.

Na prática, a liderança ágil acontece por meio de líderes que possuem valores e atitudes que empoderam sua equipe.
Dessa forma, o maior desafio de um líder é conseguir criar um ambiente em que as pessoas possam se desenvolver, estimulando sua criatividade, proatividade, colaboração, flexibilidade, transparência, eficiência, entre outros.

Liderança ágil e a gamificação,

Uma pesquisa do Gartner Group, de 2019 afirmou que “70% das maiores empresas utilizam a gamificação nas suas ações de desenvolvimento e competências”.

Com a metodologia da gamificação, o alcance de algumas tarefas, metas, regras e feedbacks se torna muito mais interessante. Ao nos envolvermos com jogos eletrônicos, sentimos como a metodologia pode ser atraente, mesmo quando aplicada às rotinas da empresa.

Para que o uso de simuladores e jogos empresariais seja bem-sucedido, os líderes precisam estabelecer critérios envolventes, onde os colaboradores são desafiados a resolver os possíveis problemas de suas atividades, de forma mais prazerosa.

Além disso, os jogos empresariais e simuladores podem guardar informações importantes sobre cada colaborador. Assim, indicando formas mais assertivas de contribuir em sua capacitação profissional.

Uma implementação bem-sucedida tende a instigar os colaboradores a atingirem suas metas. Bem como, a se aventurarem por novos caminhos em busca de soluções e mais vontade de se dedicarem aos negócios.

Com a análise da trajetória escolhida pelos colaboradores, você pode optar por tomar novas decisões que engajarão ainda mais o time e trarão mais retorno na gestão de tempo, recursos e assim, no financeiro de sua empresa. 

Por fim, com a metodologia ágil de forma eficaz, além de criar líderes mais competentes e preparados para lidar com adversidades, proporciona um ambiente de trabalho mais saudável e traz um maior bem-estar aos seus colaboradores.

Se você precisa de auxílio para reinventar o processo de aprendizagem da sua empresa com o uso de ferramentas gamificadas, conte com a OGG! 

Somos pioneiros no desenvolvimento de jogos empresariais ou simuladores empresariais e temos uma equipe preparada para te ajudar na implementação.

Entre em contato com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração!

E se você gostou desse tipo de conteúdo, acesse nosso blog para muitos outros! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *